Tudo sobre como montar uma loja virtual

o que é uma loja virtual

Nos tempos atuais é muito comum as empresas que eram ou ainda são físicas pensarem em desenvolver uma loja virtual. Ou seja, começarem a vender seus produtos ou serviços pela internet.

Mas como fazer isso de uma forma adequada? De uma forma sustentável e rentável? Se você tem essas dúvidas, fica comigo que eu vou te explicar direitinho.

Mas o que é realmente uma loja virtual?

Bom, pra gente pensar em como montar uma loja virtual é interessante saber o que realmente é uma loja virtual. Uma loja virtual ou em inglês um E-commerce, pode ser definida como uma plataforma que vende produtos ou serviços no meio digital, onde estes produtos podem ser mais físicos como uma bicicleta ou mais imateriais como um serviço de hospedagem de sites.

Interessante entender que o conceito de loja virtual pode ser entendido como qualquer site que comercializa algo, ou seja, é muito amplo.

Mas pra quem está começando a criar uma loja virtual ter um posicionamento e saber qual segmento de produtos irá vender pode fazer toda a diferença.

Por exemplo, se alguém pensa em vender produtos farmacêuticos, deve se precaver que deverá ter um depósito, ter um entendimento mais claro sobre a lojistica do mercado que pretende atuar para entregar os produtos, ter aprovações pela Anvisa.

Ou seja, por mais que a gente tente definir o que realmente é um ecommerce, cada setor e mercado possui suas particularidades e isso defini totalmente como você deve montar um Eommerce.

A sua presença digital é um reflexo do seu posicionamento de mercado

entendendo o que é uma loja virtual

Essa é uma questão primordial no planejamento de criação de uma loja virtual. O fato de começar a vender produtos na internet não deve ser um fator totalmente diferente das ações que você faz no meio offline.

Se por exemplo você tem uma concessionária de carros em um bairro na cidade de São Paulo, e tem como diferencial competitivo carros de excelente custo benefícios com facilidade de pagamento.

No momento de você criar uma loja online para tentar vender esses carros, é interessante você manter esse posicionamento.

Os clientes já estão acostumados com esse processo, com essa comunicação. Se começar a vender pela internet somente motos para o Rio de Janeiro pode parecer estranho para sua marca e confundir os seus clientes.

Análise de mercado de loja virtual

Sendo assim, para começar a vender produtos no meio digital é interessante primeiro de tudo realizar uma análise de mercado. Identificando oportunidades e ameaças, como também pontos fortes e pontos fracos relacionado ao seu mercado de atuação.

E como podemos fazer uma análise de mercado pensando em uma criação de loja virtual?

Hoje existe várias ferramentas com o intuito justamente de ajudar o empreendedor nesse processo. Uma dessas ferramentas é o Google Trends. Essa ferramenta acaba auxiliando na identificação de oportunidade de busca na internet.

Para usar é simples, precisa somente colocar o potencial produto que se pretender vender, e o Google acaba mostrando como o mercado Brasileiro busca sobre aquele determinado produto.

Onde podemos ver no gráfico abaixo que existe mais buscas sobre roupas femininas nos meses de novembro e dezembro no Brasil.

Uma outra ferramenta interessante para análise do comportamento de busca do usuário é a ubersuggest.

O Ubersuggest tem função muito parecido com o o planejamento de palavras-chave do Google Ads. Porém, acaba sendo uma ferramenta muito mais fácil para ter acesso, e começar a testar as palavras importantes para o seu negócio.

Sendo uma ferramenta fundamental para quem tem ideias para lançar lojas virtuais, mas não sabe realmente se tem alguma busca pelo produto ou serviço na internet.

Como funciona uma loja virtual?

Interessante que na minha carreira já trabalhei em lojas virtuais de diversos segmentos e áreas, onde até mesmo nas próprias empresas o conceito de loja virtual se modificava.

Por isso é interessante pensar que o funcionamento de uma loja virtual realmente depende de quais tecnologias está sendo usado, qual o momento que a loja virtual, como também qual segmento e mercado está inserido.

Sendo assim, temo que ter ideia que uma loja virtual funciona como uma empresa comum, deve ter conjunto de setores que auxiliem a empresa a ter sucesso e lucratividade. Setor financeiro, marketing, desenvolvimento, vendas, logística e etc…

Mas o interessante que para quem está começando uma loja virtual essas características podem ser desenvolvidas aos poucos, grande parte dos empreendedores no início desenvolvem várias funções de diversas áreas e a medida que a empresa vai crescendo o CEO vai definindo responsabilidades específicas para pessoas de cada setor.

Por isso, é importante não se preocupar sistematicamente, mas entender que essas áreas vão sendo desenvolvidas a medida que a empresa vai crescendo.

Escolhendo os produtos digitais ideais para sua loja virtual

É claro que para montar uma loja virtual não adianta ter somente a ideia e ter um bom posicionamento estratégico no mercado, é interessante também saber escolher as ferramentas e produtos corretos para lançar de forma eficiente o ecommerce.

Domínio: Toda loja virtual precisa de um bom domínio, escolher ele de forma correta é um dos pilares de criação de uma boa loja virtual.

Sendo assim, o primeiro passo para isso é entrar no registro br e verificar se a ideia do domínio está disponível no momento como também analisar as sugestões de ideias que são oferecidas no registro.

Hospedagem de sites: Podemos dizer que também é um dos principais pilares na criação de uma loja virtual. A hospedagem é simplesmente onde todo o seu site vai ser gerenciado, toda estrutura operacional, como também serviços secundários da plataforma do ecommerce.

Plataforma: Depois de escolher o domínio e a hospedagem, é fundamental definir como sua loja virtual vai ser criada. Se você está começando talvez seja interessante escolher uma plataforma mais simples como WordPress.

Porém se você já tem um bom tempo de mercado com lojas físicas e pretende expandir para o meio digital talvez seja interessante escolher uma plataforma mais robusta como um Magento.

Serviços de Web Design: Depois da escolha dos serviços estruturais da loja virtual é interessante escolher como será a presença digital da empresa, ou seja não somente o web design como o design como um todo.

Onde o design de certa forma deve-se refletir o posicionamento da loja virtual no digital.

Processos de pagamento ao montar uma loja virtual

Os processo de pagamento em uma loja virtual são diversificados onde é possível escolher de acordo com suas necessidades específicas. Podemos dizer que o pagamento é um dos processo mais importantes, pequenas configurações

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