Guia geral sobre plataformas de ecommerce

Montar uma loja virtual hoje em dia não é uma tarefa fácil, vamos ser sinceros, querendo ou não você está montando um negócio, exige um monte de processos e documentações necessárias para isso e não ser fácil acaba sendo algo normal.

Mas pode ter certeza que montar um negócio digital fico muito mais fácil hoje em dia comparado com um negócio mais físico.

Sendo assim, umas das tarefas essenciais para se criar uma loja virtual hoje em dia é selecionar uma plataforma de ecommerce adequada para isso, e é sobre isso que vamos tentar e desvendar nesse artigo.

O que é uma plataforma de Ecommerce?

Mas é claro que para selecionar uma plataforma ideal para seu negócio é necessário entender o que é isso. Basicamente então uma plataforma de ecommerce é onde sua loja virtual vai estar estruturada. É a ferramenta que vai lhe ajudar a criar a própria loja.

Todas as características, desde o layout, a estruturação de páginas e categorias da loja, configuração do processo de pagamento e qualidade do código fonte é definido pela plataforma da loja virtual.

Como funciona uma plataforma de ecommerce?

O tipo de funcionalidade de uma plataforma realmente depende do tipo de empresa contratada, existe plataformas de ecommerce que só funcionam com o básico da criação do layout, outras já são mais livres com relação a criação da arquitetura da loja virtual onde o programador pode modificar o código fonte.

Como também existem as mais robustas que funcionam em diferentes níveis e processos do consumidor, como aplicações de mudança de preço, processos de pagamentos, plugins de funcionalidades diversas.

Realmente hoje no mercado existe diferentes tipo de plataformas e com isso diferentes funcionalidades, acredito que cada uma tem seus diferenciais onde pode ser interessante a escolha dependendo do momento de criação da plataforma como também a disponibilidade de recursos financeiros para utilização de plataformas mais robustas.

Como escolher a melhor plataforma para seu Ecommerce

Podemos dizer que o conceito de “melhor plataforma é relativa, e acho que vale a pena essa reflexão para quem está nesse momento de escolha da plataforma.

Pra quem está começando talvez seja interessante escolher uma plataforma com baixo custo no mercado ou quase nenhum e a medida que a loja virtual vai gerando mais resultado e ganhando mais lucratividade a mudança de plataformas melhores e com mais funcionalidades pode ser feita.

Por isso o ideal para quem não tem muitos recursos inicialmente é começar com plataformas baratas e realizar migrações de plataformas mais robustas com o tempo.

Por isso a melhor plataforma é aquela que cabe no seu bolso e nas suas limitações do momento do seu negócio. Por que realmente não adianta contratar a plataforma mais robusta e com mais funcionalidades do mercado se não tiver pessoal para também aproveitar esses recursos avançados. Devagar e sempre é a dica.

Quais são as plataformas de Ecommerce

Hoje no mercado existe diversas sistemas que podem ajudar a criar sua loja virtual, porém para facilitar a sua escolha vamos abordar o que é definido como as melhores do mercado, ou de certa forma as que são mais usuais para diferentes tipos de necessidades.

Wix: Como proposta de mercado em facilitar o máximo a criação de um site ou loja virtual, o Wix tem como grande diferencial realmente essa facilidade de colocar a ideia em prática em primeiro momento.

Não precisa ter conhecimento de desenvolvimento, como também configuração de servidor e fatores técnicos. Por isso, justamente coloquei como primeira opção se você tem uma ideia que já está na gaveta por um tempo mas não consegue colocar ela em prática por algum motivo.

WooCommerce: Já um pouco mais completo o WooCommerce tem como característica também uma facilidade na criação de Ecommerce. Sendo originado da comunidade do Worpress que é uma outra plataforma de criação de sites.

Possui como grande diferencial uma diversificação de tipos de plugins para diferentes funções em um Ecommerce onde muitos destes plugins são disponibilizado de forma totalmente gratuita para os usuários.

Sendo assim, acaba sendo uma platafroma com um pouco mais de trabalho para desenvolver, porém não vai pensando que é difícil não, se você já tem está familiarizado com a área digital consegue desenvolver sem problemas.

O sistema possui uma excelente usabilidade que facilita a criação da loja virutal.

Magento: Sendo uma plataforma interessante para quem já tem um nível técnico mais avançado, acredito que o Magento é ideial para lojas virtuais que já estão em um nível mais avançado de desenvolvimento, lojas que já estão a um certo tempo no mercado onde a atual loja possui uma plataforma muito simples e depois pensa em migrar para algo mais robusto.

Possui como característica ser open source, ou seja, o código fonte aberto para fazer as modificações necessárias em sua loja, onde por ser código aberto é interessante saber desenvolver, ter conhecimeto de programação e realmente contratar programadores experientes no mercado ou pensar em contratar uma agência para realizar esse trabalho.

Drupal: Parecido um pouco com o WordPress que é um sistema de gerenciamento de conteúdo, onde na verdade o Drupal é um sistema que podemos fazer várias aplicações digitais, sendo entre elas sites, sistemas, blogs, e também lojas virtuais.

Também funciona com aplicação de código aberto, ou seja, existe características gratuitas que facilitam a criação e desenvolvimento da loja virtual mas também é necessário ter conhecimento de programação ou ter alguém com esse conhecimento no projeto.

Tray: Possui mais de dez anos no mercado auxiliando empresas a criar lojas virtuais. O sistema por ser fácil de usar inicialmente acaba tendo algumas limitações. Acaba sendo mais uma recomendação para os empreendedores que estão começando a criar uma loja virtual, sendo uma opção interessante.

Algo que particularmente achei interessante no Tray foi aplicações já prontas de marketing digital prontas na plataforma, como por exemplo enviar email para usuários que esqueceram produtos no carrinho. Ou seja, é um processo mais avançado de aplicação de marketing mas encontramos facilidades para utilizar na plataforma.

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