Como criar uma empresa virtual

Como criar uma empresa virtual

Com o desenvolvimento da internet e evolução das tecnologias em geral na sociedade o mundo acabou se tornando muito mais digital, o comportamento humano se mantém muito em uma tela e com isso os relacionamento como também grande parte dos negócios. Com isso é totalmente natural dúvidas sobre como criar uma empresa virtual.

Criar uma empresa virtual hoje em dia se tornou uma grande vantagem em qualquer setor que queira se digitalizar, como por exemplo por estar na internet pode-se estar 24 horas por dia aberto em 7 dias por semana, como também os custos no meio digital acabam diminuindo bastante comparado com uma empresa totalmente física.

Esses são apenas uns exemplos das grandes diferencias para se criar uma empresa virtual, por isso, se você está pensando em criar um negócio online este é uma boa oportunidade.

Características de Empresas Virtuais

Para se criar uma empresa virtual é necessário entender o que realmente é um negócio digital, e entendendo o que realmente é um negócio digital podemos pensar em como criar um da melhor forma possível.

Então basicamente um empreendimento virtual é uma instituição com fins lucrativos que possui processos de interação com o mercado totalmente ou em grande parte digital. Ou seja, desde o processo de interação com o cliente através do marketing, passando pelo processo de engajamento internamente no site ou plataforma e finalizando com ações de compra e venda do produto ou serviço.

Com isso uma empresa virtual acaba não obtendo muita interações de serviços fisicamente, como panfleto, ponto de atendimento, vendedores físicos.

Então podemos dizer que uma empresa virtual se constitui de grande parte ou totalmente de processos digitais.

Processo de criação de uma empresa Virtual

Como já entendemos o que realmente é uma empresa virtual, agora podemos pensar em como criar essa empresa virtual de fato. Então vamos lá aos primeiros processos.

Compra de domínios, hospedagem e criação de sites: Como se está criando uma empresa digital, essencial o entendimento destes primeiros processos de criação de uma empresa. Ou seja, a criação do site de fato, de uma presença digital.

Sendo assim, entender que antes mesmo de definir o nome da empresa é interessante verificar como está o domínio daquele mesmo nome, se já existe alguém que comprou aquele domínio específico. Depois de verificar o domínio fazer o registro de fato do mesmo e contratar um serviço de hospedagem.

Após verificar a compra do domínio e serviços de hospedagem é fundamental é claro a criação do próprio site. Aqui vale uma reflexão muito importante, devemos entender que o site em uma empresa virtual acaba sendo a peça fundamental de tudo.

Pense sobre isso! É onde é feito a aquisição de clientes, engajamento com os produtos ou serviços, processo de vendas e integração com plataformas de vendas, como também dependendo da empresa o serviço pode ser dentro de um próprio site como um software por exemplo, como também é claro todo o processo de suporte depois da contratação e venda de produtos complementares.

Ou seja, o site acaba sendo o grande fator e estrutura em uma empresa virtual, é onde acontece todos os processos ou quase todos.Vale lembrar que uma loja virtual pode ser considerado também uma empresa virtual, mas acredito que nem todo ecommerce pode ser considerado uma empresa puramente virtual, pois tem grande parte dos processos físicos, como outras lojas físicas por exemplo.

Custo de criação de uma empresa virtual

Hoje em dia se fala muito sobre a facilidade de criar uma presença digital de uma empresa, ferramentas de “faça você mesmo” existe de diferentes necessidades no mercado. Por isso, isso é um fator importante para comentar sobre criação de empresas digitais.

Realmente, quando se fala em custo de criação de empresa digital, podemos dizer que são bem menores comparados com empresas físicas. O fator de não precisar alugar uma sala comercial e contratar vendedores e atendentes já diminui bastante o custo de abertura de uma empresa.

Como também independente do tipo de empresa virtual que se deseja criar, as ferramentas em geral de todos os processo possuem um custo muito baixo inicialmente, tanto ferramentas de marketing, vendas, suporte e etc… em geral possuem planos gratuitos para iniciar. Onde também a medida que vai crescendo o negócio digital pode contratar planos maiores e com melhores características.

Ou seja, deve-se trabalhar com a característica de escalabilidade em uma empresa digital, só realmente contratar os serviços e produtos digitais quando fazerem sentido para o seu negócio e estar em um momento propício de uso da ferramenta. Não precisa contratar uma ferramenta de suporte de clientes se você nem mesmo tem clientes no momento não acha. Valeria a pena focar em ferramentas de aquisição de clientes não é mesmo.

Sendo assim, podemos dizer que o custo de aquisição de criação de uma empresa virtual vale muito a pena, as características em geral de uma empresa virtual não são somente muito vantajosas como também acaba sendo o futuro. Deve-se sempre pensar em criar uma presença digital para a empresa, independente do setor de atuação e mercado.

O grande X da questão na criação de uma empresa virtual

Vimos que realmente o digital não é só tendência como é o agora, tudo está ficando digital, não só é uma escolha ter uma presença digital hoje em dia como acaba sendo uma obrigação por todas as empresas.

Em geral podemos dizer que os custos de criação de uma empresa virtual são muito baixos, se é claro não tiver plataformas robustas inicialmente.

Então podemos dizer na realmente é o que realmente vai ser comercializado digitalmente? Então talvez o fator mais importante por incrível que pareça não necessariamente é algo digital mas sim o conceito do posicionamento estratégico da empresa no meio virtual. Ou seja, a empresa terá um diferencial competitivo? terá um preço melhor do produto ou serviço?

O posicionamento estratégico da empresa acaba sendo o pilar fundamental de toda construção do negócio. Definir uma razão de existência de uma empresa no mercado. O que a empresa vai ter de diferentes de todas que estão no mercado para atingir um lucro considerável.

Vamos refletir sobre isso, se é criado uma loja virtual que não possui produtos de qualidade, tanto os processos de marketing, vendas e engajamento do usuário vão ser com base nesses produtos que não são de qualidade. Ou seja, um posicionamento que não é tão bom no mercado.

Provavelmente, mesmo os serviços para manter a empresa digital tendo um custo muito baixo, o fato de não ter um posicionamento de qualidade no mercado acaba dificultando a mesma para ter lucratividade e crescimento.