27 de setembro de 2020

Ferramentas para Ecommerce

Quando o assunto é fundar uma loja online, muito se fala sobre escolher a plataforma ideal para o negócio, assim como um ótimo domínio e hospedagem. Esses passos são realmente fundamentais para que a empresa seja bem-sucedida, mas eles não são os únicos itens que um empreendedor deve utilizar e escolher muito bem em um e-commerce.

Existem outras ferramentas que são essenciais em uma loja virtual, porque fazem com que ela consiga, por exemplo, atingir o seu público-alvo, atender bem os consumidores e melhorar o gerenciamento do negócio.

Essas ações são sempre necessárias em uma empresa, mas como a internet está se transformando em um ambiente cada vez mais competitivo, conquistar o cliente e realizar um ótimo gerenciamento se tornam atividades ainda mais importantes. Afinal, só assim será possível obter bons resultados e fazer com que a loja virtual cresça.  

Por isso, fizemos este post que vai lhe explicar o que são ferramentas para lojas virtuais e como escolher as melhores para o seu negócio!

Imagem: https://www.pexels.com/photo/person-shopping-online-3944405/

O que são ferramentas para lojas virtuais

São itens que vão ajudar a loja virtual a ter uma presença relevante na internet e a realizar um serviço de qualidade. Ou seja, as ferramentas aprimoram o serviço realizado pela loja para que ela se destaque entre suas concorrentes e conquiste os consumidores.

Dessa forma, o e-commerce conseguirá gradualmente criar uma imagem positiva no mercado, obter bons resultados e até se tornar uma referência de loja virtual em seu campo de atuação.

Atualmente, existem diversos tipos de ferramentas disponíveis para lojas virtuais, sendo que cada um oferece funcionalidades diferentes que podem auxiliar a aprimorar o serviço das empresas.

As ferramentas podem ajudar na divulgação do negócio, por exemplo, no atendimento ao consumidor e até auxiliar o gestor a compreender quais produtos são mais ou menos visitados em seu site.

Como existem muitas ferramentas hoje em dia, algumas podem ser mais ou menos importantes dependendo do ramo do e-commerce. Mas, há aquelas que são fundamentais para todas as lojas virtuais que desejam ser bem-sucedidas.

Alguns exemplos de ferramentas indispensáveis hoje em dia são: um blog, sistema de CRM, chat, e-mail marketing e o Google Analytics.

Como escolher a melhor ferramenta para loja virtual

Se você está pensando em criar uma loja virtual, precisa saber quais são as ferramentas essenciais para todos os e-commerces. Além disso, deve entender como escolher a melhor opção de cada uma para o seu negócio.

Pensando nisso, listamos abaixo as 8 ferramentas fundamentais para sua loja, suas características e como selecionar a alternativa mais adequada para sua empresa!

Blog

Ter um blog é imprescindível atualmente, independente do ramo de atuação de sua loja virtual, porque ele traz muitos benefícios para o seu negócio. Com ele, a empresa pode criar conteúdos de qualidade para mostrar ao público que entende da área em que atua. Assim, a loja pode se tornar uma referência no assunto.

Além disso, quando os conteúdos são criados com técnicas de SEO, o blog da loja virtual é encontrado facilmente nos mecanismos de busca, como o Google. Isso é ótimo para fazer com que mais pessoas conheçam o negócio e se tornem clientes dele.

Um blog ainda é importante, porque é um canal para divulgar produtos da loja de maneira informativa, tirar dúvidas e manter contato com o público. Ele é, na realidade, um conjunto de páginas online e não uma ferramenta. Contudo, ele é tão importante para os e-commerces que entrou para a nossa lista.

E como fazer para escolher uma boa ferramenta de criação de blog? Primeiro, você deve se atentar às funcionalidades que cada plataforma oferece, como opções de layout, se há botões de compartilhamento para as redes sociais e se ela pode ser integrada com outras ferramentas.

É importante verificar ainda se a plataforma oferece boa usabilidade tanto para os clientes quanto para os administradores. Afinal, o blog deve auxiliar a loja e não complicar o seu gerenciamento. 

Não se esqueça de checar seu orçamento para decidir também se vai escolher uma plataforma gratuita ou paga e, se selecionar a última opção, o quanto poderá pagar por ela.

Caso esteja escolhendo a plataforma da loja virtual, uma boa ideia é checar se ela já não oferece a possibilidade de criar um blog integrado com o site. Essa opção pode ser mais prática e econômica, então vale a pena considerá-la.

Antes de tomar uma decisão, lembre-se de observar as funcionalidades, a usabilidade das plataformas e o valor cobrado por cada uma. A ideal será aquela que mais se encaixa nas necessidades e no orçamento de seu negócio.

E-mail marketing

Utilizar o e-mail marketing é uma ótima forma de manter contato com o seu público e de conquistar vendas. Ele é interessante, porque você consegue enviar promoções, novidades da loja, pedir a avaliação dos consumidores e até oferecer itens parecidos com o que cada usuário visitou no site.

Mas, para enviar e-mails no momento certo para todas as pessoas que lhe forneceram seus contatos e com a mensagem correta para cada consumidor é preciso ter uma ferramenta de automação de e-mail marketing.

Atualmente, existem várias ferramentas de automação de e-mail marketing, então para escolher uma boa opção, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:

·         Possibilidade de integração com outros programas;

·         Capacidade da ferramenta;

·         Suporte;

·         Custo.

A integração é essencial nessa ferramenta de automação, porque se ela funcionar combinada com o site e demais plataformas usadas pela loja, poderá cruzar informações e utilizá-las para criar ótimos e-mails. Ao ser ligada ao site, por exemplo, a ferramenta sabe quais produtos um usuário visitou e, assim, pode enviar promoções adequadas para ele.

Já a capacidade da ferramenta diz respeito à performance dela. É fundamental observar quantos e-mails ela consegue entregar em um período e onde a mensagem aparece no e-mail do consumidor. Nesse tópico, é interessante checar outras funcionalidades do programa, como opções de layout.

A ferramenta ideal também deve oferecer um bom suporte para não lhe deixar na mão e, é claro, um preço que caiba em seu orçamento.

Uma observação muito importante sobre o e-mail marketing agora: envie e-mails somente para os usuários que lhe forneceram seus endereços eletrônicos. Ou seja, nunca compre e-mails para ter um volume maior em sua lista, porque isso é invasivo e não trará bons resultados.

Chat

O atendimento ao cliente faz toda a diferença no sucesso de uma empresa, porque se ele for bom, melhora a experiência do consumidor e pode até fidelizá-lo. Já se ele for ruim, o cliente pode não voltar mais a fazer compras na loja virtual.

Por isso, ter um chat online disponível para tirar dúvidas dos consumidores é obrigatório em e-commerces que desejam crescer e se fortalecer no mercado. Mesmo oferecendo outras formas de atendimento, como por telefone ou e-mail, o chat é imprescindível porque ele é prático e tem um tempo de resposta mais curto.

Sendo assim, muitos usuários preferem utilizar essa opção. As ferramentas de chats possuem muitas funcionalidades, então primeiro você precisa pensar nas necessidades de sua loja e só depois procurar opções.

Dessa forma, você já vai eliminando ferramentas que não oferecem tudo o que seu e-commerce precisa ou que disponibilizam muitas funcionalidades desnecessárias para o seu negócio. Por exemplo, você deseja que seu chat dê o primeiro passo para conversar com o usuário e rastreie as páginas que ele visitou em sua loja?

Caso não queira essas funcionalidades, pode optar por uma ferramenta mais básica ou que ofereça somente uma dessas opções. Além das funcionalidades, lembre-se de verificar o custo do programa e se ele pode ser integrado a outras ferramentas.

Cheque também na plataforma de sua loja se ela não oferece uma boa opção de chat online, por um valor interessante ou até mesmo como uma funcionalidade grátis.

Sistema de CRM

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management) auxilia na gestão do relacionamento com os clientes da loja e, por isso, ele tem que ser utilizado em seu e-commerce.

Esse sistema organiza os dados sobre cada cliente, automatiza processos para agilizar o atendimento aos consumidores e ainda traz métricas interessantes para a loja. Isto é, informações úteis sobre as ações realizadas, por exemplo, se elas estão funcionando ou se há problemas no relacionamento com os consumidores.

Como ele organiza e centraliza os dados dos clientes, o sistema de CRM permite que a empresa conheça melhor seus consumidores. Isso é ótimo para aprimorar o atendimento no dia a dia, a oferta de produtos e criar estratégias certeiras.

Para escolher o sistema de CRM ideal, você deve se certificar de que ele pode ser integrado à plataforma de sua loja e outras ferramentas, como o chat online. Assim, será mais fácil enviar informações dos clientes para o sistema e organizá-las.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta específica muito importante para o gerenciamento de sua loja virtual. Ele auxilia bastante na gestão de seu negócio, porque armazena os dados de acesso e o comportamento dos usuários em seu site.

Com essa ferramenta, você consegue, por exemplo, saber quais foram as páginas mais visitadas, quanto tempo os usuários permanecerem em cada uma delas e até quantos deles abandonaram o carrinho de compras.

Então, o Google Analytics é ótimo para conhecer melhor o comportamento dos usuários, testar estratégias e ver quais conquistam resultados mais satisfatórios. Essa é uma ferramenta gratuita, então ela não demanda investimentos extras.

Ferramentas de mídia paga

Utilizar mídia paga na internet é interessante para que sua loja consiga atingir uma porção maior do público-alvo. Dessa forma, ela pode se tornar mais conhecida e aumentar o número de vendas.

Existem ferramentas para realizar essas mídias pagas e elas oferecem várias funcionalidades, que facilitam a criação e manutenção da campanha na internet. Além disso, essas funcionalidades são disponibilizadas para que as mídias pagas possam ser mais efetivas. Algumas das ferramentas mais conhecidas de mídia paga são o Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e SocialAdNinja.

Para escolher qual utilizar em sua loja, você precisa saber onde o seu público se encontra. Ele está majoritariamente no Facebook? Se esse for o caso, o Facebook Ads é uma boa opção para seu e-commerce. Mas, muitos usuários utilizam o Google para fazer pesquisas e, se o seu público fizer parte desse grupo, usar o Google Ads também pode ser interessante.

Como o seu público não se encontra provavelmente em um único espaço da internet, é uma boa ideia utilizar mais de uma ferramenta de mídia paga. Ainda, diversas dessas plataformas são gratuitas (como o Facebook Ads e Google Ads), então é mais fácil realizar investimentos em mídia paga sem estourar o orçamento.

Google Webmaster Tools

Essa ferramenta identifica problemas nas páginas de seu site e disponibiliza mais informações para que você possa sempre otimizar o endereço de sua loja virtual. O Google Webmaster Tools mostra, por exemplo, se há erros no HTML de seu site, links quebrados ou duplicados e se a página foi hackeada.

Assim, é possível corrigir as falhas ou problemas rapidamente. Ele também disponibiliza dados essenciais para melhorar o SEO do site, como número de links criados para ele, listas de palavras-chave mais usadas no e-commerce, como os usuários chegaram à sua página e até como o seu site aparece no buscador.

Dessa maneira, você sabe o que está funcionando em suas estratégias de SEO e o que deve ser modificado para que sua loja consiga cada vez mais posições melhores nos resultados do mecanismo de busca. Esse serviço oferecido pelo Google também é gratuito, você só precisa provar que é o dono do site antes de começar a utilizar o Webmaster Tools.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é mais uma ferramenta gratuita que auxilia muito na reputação e confiabilidade de sua empresa. Sabe quando você conhece uma empresa nova e pesquisa sobre ela no Google para conferir se ela é boa e confiável?

As informações que aparecem no canto direito da tela, como endereço, telefone, produtos e avaliações, só ficam disponíveis graças ao Google Meu Negócio. E elas sempre certificam que o negócio é sério e passam confiança, não é mesmo?

Então, se você não utilizar essa ferramenta, estará prejudicando a reputação de sua loja virtual. Ademais de melhorar a imagem de sua empresa, o Google Meu Negócio também entrega relatórios que mostram dados muito interessantes. 

Ele disponibiliza, por exemplo, o número de pessoas que pesquisaram sobre sua loja no Google, como elas fizeram a pesquisa e quantas ligaram para a empresa graças ao telefone exibido na tela.

Além de utilizar o Google Meu Negócio, lembre-se sempre de mantê-lo atualizado para não passar informações erradas aos usuários.

Conclusões gerais

Escolher uma boa plataforma, hospedagem e um domínio de qualidade para sua loja virtual é fundamental. Entretanto, para ter um e-commerce bem-sucedido é necessário utilizar outras ferramentas que auxiliam no gerenciamento, atendimento e na divulgação da empresa.

Como existem diversas ferramentas disponíveis atualmente, você deve analisar as opções para saber qual é a ideal para seu negócio. Dependendo do tipo de programa, os itens analisados serão diferentes, mas verificar as necessidades da loja virtual e o seu orçamento são sempre essenciais.

Dessa forma, sua loja poderá crescer de forma gradual, organizada e ela conseguirá manter os bons resultados. Para saber mais sobre ferramentas para lojas virtuais é só continuar acessando nosso blog