Cada vez mais, os empreendedores procuram saber como montar uma loja virtual grátis.
Mesmo que já possuam um estabelecimento físico, eles sabem que é extremamente importante ter um e-commerce para aumentar o alcance da empresa e facilitar o processo de compra para os clientes.
Como ela se tornou essencial para quem deseja crescer no ramo em que atua, resolvemos criar este post para auxiliar você a fazer a sua.
A seguir, mostraremos o que ela é e como montar uma loja virtual grátis. Vamos lá?
O que é uma loja virtual grátis e como ela funciona?
De maneira simplificada, ela é uma plataforma que permite a compra e venda de produtos ou serviços pela internet.
A loja virtual fornece para o usuário diversas informações sobre suas mercadorias, como as principais características do objeto ou trabalho, preço, prazo de entrega e formas de pagamento.
O consumidor, depois de ter acesso a esses dados, decide se deseja realizar a compra ou não.
Uma das grandes vantagens para o comprador é que ele pode fazer a aquisição a qualquer horário e sem sair de casa.
Caso ele opte por adquirir um produto, basta colocar qual é o seu endereço no site e ele receberá a compra em sua residência.
Esse modelo de negócio é benéfico tanto para o consumidor quanto para o vendedor.
O primeiro ganha praticidade e comodidade na hora de fazer suas compras.
Já o segundo aumenta o alcance de sua empresa, porque pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas moram em outras regiões, passam a ter conhecimento sobre sua loja e sobre a possibilidade de fazer compras nela.
Isso é bastante vantajoso, pois o número de vendas pode crescer consideravelmente.
Entretanto, assim como uma loja física, a virtual precisa ter planejamento, ser organizada e agradável aos olhos dos consumidores para ser bem-sucedida.
Então, o proprietário tem que investir uma parte do seu tempo e, algumas vezes, até dinheiro para estruturá-la.
Geralmente, quem está iniciando os negócios na atividade não quer aplicar capital para fazer o e-commerce, porque ainda não há garantia do retorno e o indivíduo acredita que tudo será caro.
Se esse é o seu caso, não tem porque se preocupar. No próximo tópico, vamos explicar como montar uma boa loja virtual grátis ou por preços bastante acessíveis.
Como montar uma loja virtual grátis?
O primeiro passo para montar a sua loja virtual grátis é pensar em um nome para a sua página.
Mesmo que já tenha um estabelecimento físico, você deve fazer uma pesquisa para se certificar de que não há outra loja virtual com o mesmo domínio que pretende usar na sua, porque isso pode causar confusão.
Entre no registro br e veja se a sua ideia está disponível. Caso não esteja, ele dá outras opções que você pode usar se desejar.
Em seguida, será preciso escolher o melhor site para a sua empresa. Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para estruturar e-commerces, como o Wix e o Magento.
Na hora de decidir qual usar em sua loja, veja quais são as funcionalidades que ela oferece, se há suporte e segurança tanto para você quanto para os seus clientes, boa usabilidade e qual é o custo-benefício.
Sim, o custo-benefício deve ser verificado, porque boa parte dos sites gratuitos tem versões Premium.
Ou seja, por um custo bem baixo eles disponibilizam mais alternativas de customização em seu negócio virtual.
Dependendo do que você deseja oferecer para os seus compradores, essa pode ser uma boa opção.
Além disso, é fundamental checar o nível de dificuldade da plataforma. Algumas são bem simples e feitas para que leigos sejam capazes de criar a própria loja virtual.
Contudo, outras são um pouco mais complicadas e precisam de um programador que saiba mexer nelas.
Após a escolha da plataforma, você tem que customizar a sua página de acordo com os conceitos e a identidade visual da sua marca.
Outro ponto importante é decidir quais serão os modos de pagamento oferecidos e como eles vão ser organizados, por exemplo, fazendo uma integração com o Pagseguro ou de forma separada para cada tipo de pagamento.
Não se esqueça de analisar ainda o melhor modo de fazer as entregas.
As opções são: os Correios, motoboys ou transportadoras.
Para analisar qual seria o custo com os Correios é só fazer o cálculo online e, com as empresas e autônomos, você tem que verificar a tabela de preços de cada um.
Depois de customizar a sua página e definir esses itens, é chegado o momento de incluir as imagens e as descrições de seus produtos.
Coloque fotos em alta resolução para que os usuários sejam capazes de ver os detalhes das mercadorias e capriche nas descrições delas.
Para garantir mais cliques na sua página, você pode até usar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Elas são métodos que as marcas aplicam para que fiquem mais bem colocadas nos motores de busca, como o Google.
Um exemplo para melhorar a sua colocação nas pesquisas é pensar nas palavras-chave certas para os seus produtos.
Se você vende cosméticos, um bom título para um shampoo seria “Shampoo + a linha dele + quantidade + marca”. Dessa maneira, quem procura essa mercadoria vai chegar em seu site com mais facilidade.
Na hora de disponibilizar os produtos na rede é essencial também que você verifique o seu estoque, para que não haja erros.
Já imaginou se você anunciar uma mercadoria que não está mais disponível? O cliente, com certeza, não vai gostar e a imagem da sua empresa pode ser afetada.
Aliás, a imagem de sua marca tem que ser trabalhada no meio virtual. Nesse modelo de negócio, o contato que o consumidor tem com a empresa é totalmente online.
Então, é necessário criar estratégias para nutrir o relacionamento entre vendedor e cliente, para que esses fiquem satisfeitos.
Lembre-se que um bom atendimento é imprescindível.
Forneça todas as informações necessárias para os usuários e tenha canais de contato para que eles possam fazer elogios ou reclamações. Essa abertura faz bastante diferença para o público.
A maioria das empresas possui um time de marketing para trabalhar com essas estratégias e com a divulgação do negócio.
Entretanto, se você estiver começando no ramo, vá com calma.
Não é necessário separar uma grande parte do seu orçamento para isso, mas pense no assunto conforme o crescimento da marca. Um marketing bem estruturado pode ajudar e muito uma empresa.
Agora que você já sabe como montar a sua loja virtual grátis, o que acha de começar a colocar a mão na massa, para torná-la uma realidade?