Há vários anos, o e-commerce (comércio eletrônico) cresce em ritmo acelerado no Brasil .
Independente da situação econômica do país, o e-commerce conseguiu se consolidar como a opção preferida de compras dos brasileiros.
É isso mesmo!
Estudos mostram que o número de pessoas que realiza compras mensais pela internet é maior do que a quantidade de pessoas que compra em lojas físicas.
Entre o público mais jovem, a tendência é de valorização maior do e-commerce em relação ao comércio físico.
Com custos operacionais mais baixos, o comércio virtual consegue praticar preços menores do que os das lojas físicas. Além disso, a comodidade de pesquisar pelo celular ou do conforto de casa vem atraindo até mesmo os clientes mais tradicionais.
Tendo em vista a tendência, não há como deixar o seu negócio de fora. Mas não basta criar uma loja virtual sem saber nada sobre o assunto. Saiba que a competição é acirrada e quem já tem uma loja virtual conhece bem esse universo.
Desta maneira, a melhor forma de começar a vender pela internet com segurança é através de um curso de criação de loja virtual. Se você tem interesse em saber mais sobre o modelo de negócios pela internet, dê uma conferida nas informações a seguir!
O que é um curso de e-commerce
O curso de e-commerce ou de criação de loja virtual é destinado aos empreendedores que desejam abrir uma loja online através das melhores técnicas de aprofundamento teórico e prático.
Você pode estar pensando:
“Mas eu não preciso fazer um curso para abrir uma loja virtual! É só escolher uma plataforma e começar a vender meus produtos, certo?”
Não é bem assim.
Saiba o que você está fazendo
Existem milhões de lojas virtuais.
Você provavelmente já topou com diversas delas por aí, quando estava navegando pela internet. Porém, quantas dessas lojas realmente te chamaram a atenção?
Provavelmente, você não comprou nem em 1% de todas as lojas virtuais que já visitou online. Na maior parte dos casos, quem compra online tem algumas poucas lojas de confiança.
Pense também que você vai competir com empresas gigantes do setor, cujo fluxo de clientes é fruto de uma relação de confiança que já dura anos. Assim, o maior problema não é abrir o seu e-commerce. O desafio é criar um negócio eletrônico cativante aos clientes.
Dessa maneira, a sua loja atrairá um fluxo de visitas orgânico, ou seja, você terá acesso de clientes que estão à procura do que você está vendendo.
Vantagens dos cursos de e-commerce
Ao participar de um curso de e-commerce, você terá diversas vantagens em relação aos seus competidores despreparados:
- Entender os conceitos teóricos de e-commerce, marketing digital e assuntos relacionados
- Aprender com profissionais da área e através de cases de sucesso
- Aprender a criar um site amigável aos usuários
- Aprender a criar um fluxo de clientes interessados nos seus produtos
- Entender as diferenças entre os segmentos de lojas online
- Cursos para diferentes públicos e bolsos
Tudo bem, você já entendeu que aprender a parte teórica e a prática é importante.
Mas e o seu negócio?
O nome do seu negócio depende do comércio virtual
Talvez você já tenha uma loja física ou está pensando em começar direto no comércio eletrônico. Não importa qual o seu caso: o seu nome e o da sua empresa estão em jogo!
Criar um e-commerce mal feito mostra ao mercado que você está despreparado para realizar negociações online. Mas não é só questão de fazer um bom site. Os dados disponíveis mostram que você está perdendo dinheiro caso não tenha um e-commerce funcional.
Mercado de e-commerce no Brasil
O mercado de e-commerce está pegando fogo no Brasil.
Conforme relatado, estudos da renomada empresa de consultoria PwC demonstram que, no Brasil, a quantidade de pessoas que compram online mensalmente já é maior do que o das que consomem em lojas físicas.
Das pessoas entrevistadas na pesquisa, apenas 3,4% jamais tinham feito uma compra online. Isso significa que quase todos os usuários de internet fazem compras online, regularmente ou não.
Mas a importância do comércio virtual não para por aí.
Em 2019, o comércio eletrônico faturou 75 bilhões de reais no país. A alta foi de 23% em comparação ao ano de 2018. Com o aumento gigantesco de volume de negócios em apenas um ano, tudo leva a crer que os próximos anos serão de crescimento contínuo do segmento.
Por este motivo, entender o conceito de e-commerce é essencial para o empresário que deseja ampliar a sua base de consumidores e faturar mais nos próximos semestres. Também é importante saber os principais motivos que levam os consumidores a comprar online:
- Preço mais baixo
- Credibilidade no nome da empresa
- Fidelidade do cliente
- Prazos rápidos de entrega
- Condições de pagamento diversificadas
Todos esses dados servem para que você compreenda que o comércio virtual é um fenômeno que tende a crescer cada vez mais no Brasil. Mais do que participar de um segmento importante do comércio, ter um e-commerce é simplesmente obrigatório no cenário competitivo atual.
Deu para compreender a importância do mercado de e-commerce?
Para entrar neste setor com o pé direito, é bom saber quais os tipos de curso de e-commerce disponíveis no mercado.
Tipos de curso de e-commerce
Existem diversos cursos de e-commerce interessantes disponíveis para quem quer aprender mais sobre o tema. Aos interessados, é possível escolher entre diversas modalidades.
Quem é iniciante deve escolher os cursos que possuem uma abordagem mais global. Não adianta querer ficar craque no assunto de primeira. Porém, talvez você já tenha um e-commerce e deseja se aprofundar no assunto. Neste caso, você não vai precisar aprender tudo do zero! Confira todas as opções de cursos diferentes, a sua disposição, no mercado.
Formatos de cursos de e-commerce
Os formatos de cursos não são excludentes. Por exemplo, você pode escolher fazer uma pós-graduação online ou presencial. Neste caso, antes de entrar nos tipos específicos de curso, é importante entender a variedade de formatos ofertados aos alunos:
- Cursos presenciais, ensinados em sala de aula
- Cursos online (EAD), que são feitos a distância
- Cursos de curta duração, quesão mais rápidos e focados em temas específicos
- Cursos de pós-graduação e mestrado, para quem se interessa em ter uma formação acadêmica
- Cursos de e-commerce e logística, para quem deseja saber sobre a distribuição de produtos
- Cursos de e-commerce e marketing digital, que são assuntos complementares
Cursos presenciais de e-commerce
A grande maioria dos cursos voltados ao e-commerce é disponibilizada online. Contudo, existem opções para você que não abre mão de aprender na sala de aula. Ao fazer um curso presencial, as principais vantagens são:
- Contato direto com os professores para auxílio e resolução de dúvidas
- Colegas para interagir e criar uma rede de contatos
- Criação de uma rotina de estudos mais palpável do que no digital
Algumas das melhores opções presenciais disponíveis são:
- FGV: a principal instituição universitária brasileira voltada aos negócios e economia oferece um curso de MBA em marketing e inteligência de negócios digitais em São Paulo
- ComSchool: escola com certificação reconhecida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Diversas opções de cursos em São Paulo, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro
- Belas Artes: curso de curta duração na tradicional faculdade localizada em São Paulo
- M2BR: agência de marketing digital que possui cursos presenciais no Rio de Janeiro
Cursos online de e-commerce
O mercado de cursos online de e-commerce está em alta no país. Felizmente, existem muitas opções de cursos online das mais variadas especialidades.
Desde os cursos livres até mestrados, você encontrará muito material sobre e-commerce na internet. Porém, isso não significa que todo material terá a qualidade que você precisa. Aqui, o segredo é procurar cursos renomados, bem como checar a avaliação de alunos que já fizeram os cursos antes de você.
As vantagens de aprender através de um curso online são:
- Comodidade de aprender de casa ou do escritório
- Acesso às aulas em qualquer horário
- Custos mais baixos em comparação aos cursos presenciais
- Cursos com certificação renomada, que é possível porque, por lei, as escolas não podem fazer distinção entre cursos presenciais e os cursos EAD no diploma
- Possibilidade de cursar pós-graduação e mestrado no tema sem sair de casa
Realmente, os cursos de e-commerce online possuem diversos benefícios. Não poderia ser diferente, já que o tema é comércio virtual e, portanto, tem tudo a ver com cursos online. Como é impossível listar todos os bons cursos, segue uma seleção especial para você, com um pouquinho de cada formato:
Cursos universitários
- MBA da USP/ESALQ: duas das instituições mais renomadas de ensino oferecem, em parceria, uma pós em varejo físico e virtual
- MBA da Anhembi Morumbi: com um valor mais acessível e numa universidade de renome, é possível aprender sobre gestão de e-commerce
- Pós-graduação da FMU: parte do grupo mundial de universidades FIAM-FAAM, é um curso de 2 semestres, também sobre gestão de e-commerce
- IEBS: escola de origem espanhola que oferece MBAs e pós-graduações tradicionais sobre comércio virtual
Cursos livres
- SEBRAE: curso gratuito sobre como vender pela internet
- Senac: oferece um curso livre de gestão de e-commerce
- ComSchool: oferece mais de 30 cursos voltados ao e-commerce
- Udemy: plataforma online com centenas de cursos voltados ao e-commerce a preços atrativos
Opções de qualidade não faltam no mercado. De toda maneira, a gestão de um comércio virtual merece atenção especial em dois pontos: na logística e no marketing digital.
Curso de e-commerce e logística
A logística da loja virtual funciona de maneira muito diferente das lojas físicas que possuem estoque e pessoal para fazer as operações de armazenagem, distribuição e transporte dos produtos.
Não se esqueça que dois dos principais fatores que levam os consumidores a comprar online são o preço e o tempo de entrega. Caso a sua loja virtual não seja atrativa nestes dois quesitos, você não tem chance alguma de ter sucesso nas vendas virtuais.
A logística do e-commerce possui algumas características únicas:
- Funcionamento 24 horas por dia
- Avaliação dos consumidores disponíveis para visualização de todos
- Possibilidade de entregas expressas ou tradicionais
Geralmente, você tem duas opções para planejar a logística da sua loja virtual: fazer tudo por conta própria ou terceirizar para uma empresa especializada.
Ambas as estratégias são bem diferentes.
A única coisa em comum é que o seu plano logístico fará a diferença entre uma empresa competitiva e uma empresa que não consegue clientes no ambiente virtual. Assim, para aprender mais sobre logística, tenha certeza que o curso que você escolheu possui o tema na sua grade de matérias.
Se você tem interesse em fazer um curso específico de e-commerce e logística, existem algumas opções no mercado:
- ComSchool: curso de logística e engenharia de vendas no e-commerce
- UNINTER: curso de gestão do e-commerce e sistemas logísticos
- Internet Innovation: curso de logística para e-commerce
Curso de e-commerce e marketing digital
O marketing digital estuda estratégias de atração de consumidores na internet, através do uso de ferramentas específicas como o Google Ads, Analytics e SEO (otimização de mecanismos de busca). Através da aplicação de técnicas de marketing digital, a sua loja virtual será encontrada por mais clientes.
Outra característica importante do marketing digital é que será possível “direcionar” o seu e-commerce às pessoas certas, que são aquelas que estão buscando o que você vende. Saber de marketing digital é essencial para quem deseja vender na internet. Por este motivo, confira alguns cursos que interligam os dois assuntos:
- ComSchool: curso de gerente de e-commerce e marketing digital
- Impacta: curso de marketing digital para e-commerce
- Senac: curso livre de estratégias de marketing digital e e-commerce
- FEI: curso presencial oferecido pelo renomado centro universitário em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.
Saiba mais sobre cursos de e-commerce
No texto, foram abordadas as características do e-commerce, bem como o crescimento deste segmento comercial no Brasil e as características do mercado digital.
O universo de assuntos relacionados ao comércio virtual é enorme, dada a importância que o tema vem ganhando nos últimos anos.
Para começar uma loja virtual, é imprescindível obter conhecimento teórico e prático de qualidade, pois é o seu nome e o da sua empresa que estão em jogo.
Se você deseja obter sucesso no comércio eletrônico, é necessário acompanhar o mercado, pois as inovações são constantes neste segmento.
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