Como criar um site de vendas

Com o desenvolvimento do meio digital vemos cada vez mais profissionais interessados em criar um negócio digital, independente da área de atuação e setor de mercado. E partir disso se torna indispensável o entendimento também de técnicas de criação de site de vendas.

Entrar no mundo de criação de site de vendas se tornou algo muito interessante pois atualmente no mercado existe diversas formas de criação de plataformas de vendas, onde de certa forma existe uma diversificação até mesmo do conceito de site de vendas. Basta somente o site realizar vendas não é mesmo?

Bom parece até simples o conceito em um primeiro momento, mas existe diversas formas para já começar a criação de uma forma correta, não perdendo tempo com aplicações desnecessárias e é claro realizar vendas.

Com isso, esse artigo pretende trazer o termo de como criar um site de vendas de forma bem geral abordando todos os tópicos relacionados a área.

E com isso também direcionar técnicas, processos, metodologias que faça a criação de uma plataforma de vendas gerar lucro. Onde esse lucro deve ser recorrente, contínuo e escalável.

Mas o que é realmente um site de vendas?

Como comentado anteriormente a medida que a internet vai se expandindo e os conceitos do digital vão crescendo também, estes mesmos conceitos vão se diversificando.

Um site de vendas podemos dizer que é um determinado domínio digital que a partir do seu conteúdo e interação com o usuário em suas diferentes mídias consegue transformar esse usuário em um cliente.

Ou seja, um site de vendas consegue identificar a necessidade e desejo desse usuário e oferecer uma oferta adequada ideal para este usuário. Onde essa oferta pode ser um determinado produto ou serviço. Onde estes podem ser tanto físicos como digitais.

A partir desse conceito amplo das vendas digitais, acaba existindo uma diversificação muito grande de tipos de sites de vendas. Como por exemplo:

Sites de vendas de serviços: Podemos ter um site onde qualificamos um usuário para contratar serviços de instalação de ar-condicionado em uma determinada região por exemplo, direcionando o usuário para um formulário de vendas do serviço.

Site de vendas de produtos: Atualmente conhecido como ecommerce ou loja virtual, este site tem como objetivo geralmente a venda do produto sendo totalmente digital.

Site de vendas de infoproduto: Existem sites que qualificam usuários par vendas de produtos informacionais totalmente digitais como um ebook sobre determinada técnica de desenvolvimento de software.

Site de vendas de produtos e serviços de terceiros: Podemos ter uma plataforma digital que qualifica e interage com usuários para vender produtos e serviços de outros sites.

Enfim, estes são só alguns exemplos de como podemos ter uma diversificação grande de técnicas e produtos para criação de um site de vendas de sucesso.

Então podemos dizer de forma ampla que um site de vendas é:

Um domínio digital onde existe um conjunto de técnicas e processos de vendas que junto com o conteúdo informacional sobre os produtos e serviços consegue transformar os usuários em clientes.

Funcionamento de um site de vendas

Para criar um site de vendas precisamos saber sobre o funcionamento do mesmo, e com isso identificar que o conceito principal de um site de vendas é ter um conjunto de tecnicas e processos que vão fazer o usuário se comportar no site para realizar a compra do produto ou serviço.

Ou seja, o site deve ser persuasivo para a venda, não somente trazer informação mas trabalhar a informação de uma forma com que aumente a probabilidade do usuário realizar a compra.

Com isso o site de vendas deve colocar o usuário em um processo de compra no site, identificando que cada usuário se encontra em um determinado nível do processo, e para cada nível do processo deve-se agir com tecnicas específicas para o usuário de forma que aumente a taxa de conversão.

Sendo assim, em um site de vendas os usuários podem se encontrar em basicamente 4 níveis de compra:

Topo de funil: Onde os usuários estão entendendo o que é determinado produto ou serviço, como funciona, são conceitos mais amplos sobre a interação. É basicamente os primeiros passos de interação do usuário com o produto.

Meio de Funil: Nesse processo os usuários já possuem um entendimento básico sobre os produtos e serviços, onde agora devemos trabalhar mais informações sobre características mais amplas, e como também informar para o usuário como aquele produto pode ser importante para sua necessidade ou desejo, quais problemas ele vai resolver de forma mais eficiente e qual tipo de produto seria o ideal para ele.

Fundo de funil: Aqui os usuários já entendem sobre o que é o produto e suas funcionalidades, já tem ideia do tipo específico de produto ele deseja, qual marca, tamanho e características em gerais. Sendo assim, nesse processo agora é fase de levar informações em gerais para finalizar a venda, deve-se levar para o potencial comprador sobre formas de pagamento, informações de frete, garantia, quantidade de parcelamento, abordar promoções.

Veja que um site de vendas, não está preocupado somente em informar preço e formas de pagamento. A venda já deve acontecer desde o primeiro momento de interação com o usuário. No momento que se está explicando sobre os conceitos iniciais do produto, já deve-se mostrar autoridade sobre o assunto, mostrar confiança, qualidade e suporte, e essas características são formas de facilitar a venda.

Pode parecer estranho no primeiro momento, mas quando não estamos forçando a venda também estamos trabalhando o processo de vendas de forma indiretamente.

Interessante entender que no meio digital o usuário são efetua a compra somente porque o preço está bom. ele efetua a compra de uma série de fatores e características conscientes e inconscientes que auxiliaram a escolher o melhor produto ou serviço.


Técnicas para criar um site de vendas vencedor


Robert Cialdini em seu livro best seller de vendas “As Armas da Persuasão” comenta que o ser humano realiza comportamentos chaves para realizar comprar de produtos e serviços, e com isso podemos aplicar as mesmas técnicas na criação de um site eficiente para vendas.

Com isso Cialdini comenta sobre 6 principais técnicas:

1 – Reciprocidade

2 – Compromisso e coerência

3 – Aprovação social

4 – Afeição

5 – Autoridade

6 – Escassez