administração científica: Saiba tudo sobre!

O que é administração científica

A administração científica pode se dizer que foi a primeira tentativa de organizar os meio de produção definidos na época. Onde antes era feito de forma onde cada responsável pelo meio de produção definia sua própria forma de operar, com a administração científica definida por Frederic Tylor se criou uma nova forma de operar definida por padrões de processos, controle, análise de resultado e identificação de perdas.

Ou seja, o novo processo aplicou mais produtividade no meio de produção, tentando evitar a perda de tempo pelos operários, e dinheiro e recursos no geral.

Esse modelo de gestão foi impulsionado pedo Frederic YEslic tylor. A teoria da adminsitração cienficia mostrou um processo radical na forma de trabalhar, essa mudança foi alcançada com conhecimento e métodos científicos

Assim a teoria cientifica definida como metologia foi definida pela ciencia. Com isso foi um processo inicial de tentativa de padronizar, indentificar falhar e definir melhorias contínuas.

Como Funciona a administração científica

Com isso a base da administração moderna em si é diminuir os custos e aumentar a produção. Fazendo uma substituição do que antes era manual e artesanal pode-se dizer por algo mais científico com base em dados e análise.

Sendo assim podemos dizer que a administração científica precisa de alguns passos fundamentais para funcionar, sendo eles:

Planejamento: Não focando somente em ideias e processos relativos, mas sim por algo mais concreto com base em um planejamento, identifcando com antecedencia onde estão os erros e corrigi-los, como também prevenir perdas de recursos.

Preparação: Quando se comenta sobre preparação, podemos dizer que é um passo anterior antes da execução, ou seja, treinar os funcionários para o processo na fábrica, como fazer manutenão das máquinas para que não pare o meio de produção, como também identificar possíveis erros no planejamento, processo que podem ser evitados na execução.

Controle: Quando tanto os funcionários quanto as máquinas tiverem em execução é fundamental avaliar se ocorreu tudo certo como planejado, como também os funcionário terem auxílio dos supervisores e verificar a qualidade de todo meio de produção. Sendo assim, esta é uma fase importante para asegurar a qualidade de todo processo.

Execução: É o processo de fato de todo meio funcionando como deveria ser, onde cada responsável está aplicando sua função corretamente.

Vantagens e desvantagens da administração científica por Taylor

Uma das vantagens relacionado a administração científica é em geral a criação de um processo inicial de organização na produção. Onde conseguimos fazer um planejamento, definir padrões, diminuir custos, e especializar trabalhadores.

Vantagens da administração científica

Então tive-se o início de novos processos de melhorias, o que antes não tinha controle e gestão, começou a ter uma melhor administração geral.

Como os operários começaram a ter uma aplicação mais prática de acordo com suas aptidões, começou uma análise mais individual de cada trabalhar identificando onde este poderia ter mais qualificação para realizar seus trabalhos.

Podemos dizer que no início existia uma exploração do operário, porém, podemos identificar que começou a existir uma remuneração de acordo com a quantidade de horas trabalhadas, mesmo que sendo pouco. E novos meios de mensuração do trabalho.

E é claro com uma organização geral tanto do trabalhador, das máquinas e processos teve-se uma eficiencia geral do trabalho e na prestação de serviço pra sociedade.

Desvantagens da administração científica

Porém podemos perceber que com toda essa gestão de processo em geral na fábrica também trouxe desvantagens:

Excesso de trabalho repetitivo: Com a gestão de processos, e cada operário sendo definido com um trabalho específico, o trabalho em si acabou ficando muito mecanizado, onde por um lado o trabalhador ficava muito especializado mas por outro muito cansativo e robotizado.

Trabalho excessamente mecanizado: Essa acaba sendo um excesso do trabalho repetitivo, onde o trabalho mecanizado levou em consideração onde mesmo sendo uma forma mais produtiva e eficiente de contro fazer os trabalhos repetitivos a mecanização do operário levantou um pouco, onde por mais fique repetitivo temos que levar em consideração que existe um ser humano no processo de trabalho.

O foco da empresa era somente na produção: Existem muitos fatores que emglobam o processo de uma empresa, por isso focar somente na produção é um fator negativo, no final pode até ser improdutivo.

O trabalhar não via a finalização do produto: Alguns consideram como um processo negativo o trabalhador não ver o produto final, outros não veem diferença. Mas podemos dizer que é importante pro trabalhar se sentir parte da empresa no sentido de entender que existe um processo final, que é entregado para um consumidor que precisa do usuário e por isso gera valor. Sendo assim, pensando hoje em dia acredito que é muito importante

Críticas da Teorida da adminstração científica

A administração científica na atualidade e o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *