Excelência



O termo “excelência” atualmente é usado como adjetivo que pode definir uma lista infinita de qualidade tanto para pessoas, quanto para operações e projetos de sucesso. 

Popularmente utilizado em círculos criativos e de lideranças, no meio do empreendedorismo a excelência é sinônimo de transformações e inovação rumo à escalada dos negócios em nome de grandes resultados. 

Com a mudança do mercado e com as tendências dos consumidores se tornando cada vez mais exigentes, a demanda por excelência se torna cada vez maior na medida com que a digitalização ganha destaque. 

Com a ascensão constante da Transformação Digital, empreendedores passaram a se mostrar cada vez mais adeptos a atingirem um alto nível de performance a partir de métodos e estratégias mais ágeis.

Para impulsionar e potencializar a operação de suas empresas, diretores e CEOs passaram a apostar em novos métodos, tais quais novos modelos de trabalho. 

Essa nova tendência tem sido responsável por uma nova estratégia de gestão: o modelo de negócio escalável, representado por Empresas de Alto Crescimento, ou seja, ambientes que trabalham gerando grandes resultados através de organização, agilidade digital e excelência.

É importante pensar que a digitalização passou a se tornar o norte para muitas empresas que encontraram o caminho para a excelência, e utilizaram desta fonte de inovação para “descomplicar” a operação interna e otimizar ainda mais o trabalho da sua equipe.

Mas para a digitalização tomar seu espaço no mercado, é necessário que líderes reconheçam a necessidade de se tornar excelentes em primeiro lugar.

Neste blog, falaremos sobre Excelência, como pode ser definida, criada e por qual motivo é necessário manter a excelência em seu trabalho, além do motivo pelo qual ela pode mudar a qualidade da entrega dentro do ambiente digital, agregando resultados libertadores à Transformação Digital.

O que se define como excelência


No dicionário, a definição de excelência é vista como algo algo de qualidade muito superior.

Longe de ser definido como perfeição, a excelência é mais como melhorar um pouco todos os dias e superar todos os desafios que aparecem. 

Excelência é fazer o melhor e sempre buscar pelo melhor resultado, tanto na vida quanto no trabalho. Nutrir a cultura de excelência nas organizações é abrir caminho para o sucesso.

Durante os anos, nos deparamos com inúmeros desafios. Crises econômicas, a pandemia COVID-19… São eventos que fazem o ser humano desanimar e se sentir pouco estimulado diante das expectativas básicas que não são suficientes nos dias de hoje. 

Porém, organizações que buscam a excelência podem encontrar soluções em nome de superar o desempenho dos colaboradores e alcançar resultados excepcionais que possam sustentar. 

Assim nascem os Líderes; pessoas modelo que estão sempre à frente, e à procura de oportunidades para melhorar e inovar porque sabem que o mundo nunca fica parado.

Em busca da excelência, organizações focam os esforços não apenas em uma área, mas também em otimizar o uso e a eficácia de todos os recursos que possuem como um todo.

Mas é claro que a excelência por si não se trata de uma conquista, mas sim de um compromisso. É o momento de se combinar um talento ou paixão inata levando a realizações extraordinárias. 

A excelência leva anos de prática, e necessita também de foco incansável, além é claro de melhoria contínua que eventualmente culmina no ato ou evento de trabalho em equipe que trilham o caminho de um time e fazem com que o profissional reconheça o próximo também como exemplo de excelência.

Como criar e ter excelência


Agora que podemos compreender o que é excelência, especialmente dentro de grandes organizações como empresas e no perfil corporativo, vamos compreender como conquistar a excelência a partir de características que podem ser trabalhadas de maneira interpessoal no ambiente social e profissional.

  • Mindset

Uma maneira de abordar a vida. O mindset, ou melhor, a mentalidade. Em nome da excelência, é importante buscar fazer o trabalho duro, encontrar conhecimento nos estudos e embasamento em cursos, podcasts e materiais que estejam à disposição. Alguém que vive com um espírito de excelência está constantemente fazendo (e agindo de acordo com) perguntas como: Como posso fazer isso melhor? Onde mais posso melhorar? O que mais posso aprender? Como posso ir mais além? 

  • Bons hábitos

No espectro da excelência, é importante ter bons hábitos. Para isso, a melhoria é contínua, portanto é sempre possível melhorar em toda e qualquer área da vida, tanto pessoal quanto profissional. Alguns dos hábitos que mais contribuem para a excelência neste caso são o foco, comprometimento, controle de distrações, aprendizado contínuo, imagens positivas e confiança. Cada um desses elementos pode ser aprendido, desenvolvido e refinado

  • Vencer a si mesmo

A excelência é reconhecida muitas vezes dentro de situações competitivas onde um indivíduo, equipe ou empresa está em posição que se sobressai diante de outra pessoa. Essa competição pode levar pessoas ou grupos a fazerem mais em nome do prêmio. A verdade é que a excelência é basicamente sobre se esforçar para realizar todo o seu potencial. Ter a si mesmo como própria referência. O único desempenho sobre o qual se tem controle é o seu. 

  • Se esforçar 100% em tudo aquilo que se dispuser a fazer

Para garantir excelência, é importante ter comprometimento total. E para isso é necessário ser seletivo na escolha do que cada um deve se comprometer a fazer – saber selecionar as atividades que serão feitas com inteligência é primordial. Escolha como você gasta seu tempo e energia com sabedoria, para que as atividades que fazem sua lista possam receber seu melhor esforço.

Por que ter excelência?


A excelência motiva o ser humano. É através dela que reconhecemos realizações e recompensamos pessoas ou grupos que demonstram claramente os bons resultados em seu campo. 

Isso torna a excelência em algo necessário, que instiga a melhora naquilo que já nascemos sabendo ser imperfeito. Faz parte do ciclo da vida buscar a melhoria contínua.

Faz parte da nossa evolução quanto à sociedade. Um erro seria pensar que a excelência não precisa de esforço constante, e com isso não necessita sempre de novos esforços e de se reinventar a todo tempo. 

Mas na verdade não existe um limite para se tornar excelente, e por isso que essa é uma qualidade tão estimada dentro da sociedade. Exatamente por ser ciclo contínuo que persevera e que nos eleva constantemente que sempre estará presente entre a humanidade.

A importância da prática de excelência no mercado digital


Para que o mercado digital possa operar e escalar com excelência, é necessário que haja uma gestão focada em estratégia e organização mirando o sucesso. 

Na atualidade digital, inúmeras metodologias têm se mostrado cada vez mais automatizadas, de maneira que buscam otimizar o tempo do trabalhador e também, de seus líderes.

Isto é, mudanças existem como um lembrete que diferencia o que é confortável, daquilo que é necessário – e que sugere necessidade de adaptação para uma realidade melhor e mais evoluída.

No ambiente tecnológico é a mesma coisa: mais cedo ou mais tarde nos deparamos com a necessidade de constante inovação para escalada estratégica dos negócios. 

Existe uma dúvida muito comum acerca da transformação digital nos dias de hoje. 

Muito se pensa que este novo momento trata-se apenas de novas tecnologias que nos permitem fazer um trabalho automatizado de maneira mais fácil e independente. Porém, além de novas maneiras de solucionar antigos problemas, o ambiente digital provém de preocupações que surgiram com o caminhar da sociedade.

Em um movimento que visa trazer mudanças estratégicas para os negócios de maneira interna, e também externa, a Transformação Digital é um processo que visa mudanças dentro da sua empresa, mas que também traz novos insights para seus clientes. 

Uma das maneiras mais simples de explicar o conceito, é pensar nele como uma reestruturação dos processos da sua empresa, e transformar este novo ambiente em uma cultura digital com o objetivo de aumentar a produtividade dos seus negócios. Para isso, é necessário trazer melhorias que utilizem a tecnologia como chave para o crescimento constante.

E é aí que a Tecnologia pode auxiliar seu negócio a crescer e aplicar métodos inteligentes, tais quais a melhoria contínua com automação e plataformas digitais para organização de processos!

A tecnologia é um grande exemplo de excelência, e justamente porque a digitalização hoje é tão importante na sociedade, que é importante garantir o funcionamento tanto de softwares quanto de soluções que possam se tornar essenciais em situações corriqueiras.

Um grande exemplo é o uso da digitalização para automatizar exames hospitalares em pronto atendimentos.

Conclusão


Por fim, podemos compreender que excelência é aquilo que busca melhorar todos os dias, diferente da perfeição que está intacta como algo que não precisa de melhorias.

Entendemos também que Excelência faz parte de um conceito que trabalha tanto a mentalidade, quanto a dedicação do indivíduo quanto pessoa ou profissional. Investindo nos hábitos de acordo com o seu nível de dedicação, a excelência existe em nome de definir a qualidade das tarefas que são feitas tanto no cotidiano quanto no trabalho.

Finalizo com uma frase de Aristóteles:

“A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.