O que colocar na página inicial de uma loja virtual

Depois de ter criado e ter posicionado uma loja digital, o empreendedor muitas vezes se depara com uma dúvida muito comum que é: o que colocar em uma página inicial de uma loja virtual e como fazer para essa organização na página gerar mais vendas. E é sobre essa dúvida principal que vamos comentar nesse artigo.

A página inicial já a muito tempo é considerada a página mais importante de toda a loja independente se é um ecommerce iniciante, avançado ou até mesmo uma multinacional.

A organização da página inicial pode fazer a empresa bater metas ou não, como também mostra de certa forma o posicionamento da empresa no mercado, como ela se apresenta, produtos principais, diferenciais competitivos diante da concorrência, técnicas de persuasão. 

Se tratando de tipo de comportamento também a home page tem que apresentar conteúdo para tanto o usuário que tem o primeiro contato da loja, aquele que está quase comprando como também para aquele que já é cliente fidelizado que já tem um percepção melhor sobre o que a loja virtual já faz. 

E se tratando de tipo de dispositivo, devemos lembrar que os dispositivos de acessos são muitos diversificados, smartphone, desktop, tablet em diferentes tipos de internet 3g, banda larga, acesso remoto.

Realmente a internet tem uma diversificação tanto técnicas como comportamentais muito ricas e complexas. E entendendo essa ciência do racional e emocional que podemos potencializar faturamento.

Tipos de usuários e comportamento

Analisando o comportamento padrão dos usuários na internet e lojas virtuais em geral podemos identificar alguns fatores interessantes. No máximo 5% dos usuários estão no processo de decisão de compra. 95% dos usuários não estão com interesse direto na compra e finalização do carrinho.

Pode parecer complicado, mas a partir desses dados principal devemos entender o principal objetivo sim é gerar faturamento mas não necessariamente vender diretamente porque apenas 5% estão no processo de decisão de compra. Sendo assim, o principal objetivo no momento deve ser o engajamento. 

O engajamento vai fazer o usuário se identificar melhor com os produtos necessários, irá criar uma conexão com o usuário que acessa a primeira vez o site, uma experiência. O usuário de certa forma vai se identificar com a loja, baixar ebooks, criar cadastro, selecionar produtos, ler, e compartilhar conteúdo. 

Isso é um fator chave que faz grande diferença em uma loja virtual, entender que existe diversos tipos de comportamentos de usuários e que a grande maioria não está no processo de compra de fato.

Os 3 tipos principais de usuários

Usuários topo de funil: São usuários que possuem primeiro contato com a marca, são aqueles que estão entendendo melhor sobre a loja, o que ela faz, como funciona, características em geral, posicionamento em si, e se a loja de fato possui soluções de acordo com sua necessidade e desejo. São usuários também que querem entender melhor  sobre os produtos da loja especificamente, o que são de fato.

Por isso podemos dizer que são usuários que estão descobrindo, fase de descobrimento, com certeza apresentar mega promoções não vai fazer sentido porque ele nem sabe o que comprar de fato.

Para satisfazer esses usuários devemos apresentar conteúdo interessante sobre cada produto, como também melhor experiência sobre a loja, deixar claro o que faz e quem é seu público alvo de fato. Apresentar porque a loja é realmente autoridade naquele segmento de mercado.

Usuários meio de funil: São usuários que já conhecem a loja de alguma forma, já se sentiram identificados como também já sabem que a loja podem satisfazer suas necessidades e desejos.

Por isso a importância de apresentar melhor promoções, diferenciais competitivos, como frete grátis, garantias, suporte, facilidades de pagamento, brindes.  

Por isso a importância de apresentar vitrines de melhores ofertas, melhores produtos em desconto. Vitrine de produtos mais vendidos, produtos em novidades, tudo para engajar mais o usuário que está no processo de escolha de compra do mesmo.

Usuários fundo de funil: são usuários que possuem interesse direto de compra, ai sim nesse ponto vale a pena apresentar produtos em promoções, vitrines de produtos que os usuários deixaram no carrinho, vitrines de produtos que o usuário já visitou porém não comprou ainda.

Como também a importância de se mostrar fatores de facilidade de pagamento, meios de pagamento, custo de frete, políticas de compras, ou seja, tudo que remete mostrar ao usuário que ele está no processo final de compra.

Conclusão

Já pensando nesses 3 tipos de usuários no comportamento da home page já é um grande avanço, não mostrar somente promoções como também não mostrar somente conteúdo. Com certeza pensando nesses requisitos se tem muito mais resultado.

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