Quando alguém tem uma ideia de montar uma comércio eletrônico, acredito que em geral o primeiro comportamento é tentar colocar a ideia em prática, configurar uma platafroma de ecommerce, definir o layout da loja como também logo e comunicação em geral, cadastro de produtos e etc… tudo que faz com que a loja virtual dê o primeiro passo. Correto? Bom, não necessariamente.
O que vamos comentar nesse artigo é um processo muito importante na criação de uma loja virtual, que é a ideia da loja de fato, ou seja o conceito da loja. Na área da administração seria o seu posicionamento.
Definir como sua ideia que é o seu posicionamento vai fazer a loja virtual gerar lucro e diferencial competitivo para se manter escalável e lucrativa no mercado.
Sendo assim, a ideia desse artigo é passar conceitos, técnicas e estratégias para criar uma ideia de negócio inteligente do seu empreendimento.
Por que definir um posicionamento é tão importante?
Com a facilidade hoje em dia em colocar em prática uma ideia, muitas vezes não pensamos muito sobre o conceito da ideia. Já começamos a criar uma fanpage, canal no youtube, criar conteúdo do blog sobre a ideia do negócio.
Mas vamos pensar um pouco sobre esse processo. A ideia do seu negócio não é nada mais nada menos que toda comunicação que terá em todas as mídias e meio. Será como a empresa em si vai ser lembrada.
Por exemplo se você tem a ideia de vender comésticos de baixo custo na internet, você comunicará isso no facebook, por email, anúncios do Google, A estruturação de categorias da loja virtual será com base na categorização de cosméticos de baixo custo.
Todo sistema de marketing, vendas, legislação, características técnicas terá um reflexo do posicionamento e ideia inicial.
Por isso acreditamos que esse fator pode ser considerado um dos mais importantes na criação de uma loja virtual se não for o mais importante.
Com isso, um dos fatores desse artigo será passar ferramentas e técnicas que auxiliem na criação da ideia de uma loja virtual.
Estratégias para definir um posicionamento
Umas das estratégias iniciais para se definir um posicionamento de uma loja virtual é realmente olhar o mercado daquela ideia inicial, quantos concorrentes possui, em quais produtos e serviços estes concorrentes estão focando, quais os pontos positivos e negativos de cada concorrente e quais as oportunidades e ameaças do mercado.
É importante que esse primeiro passo seja algo muito de pesquisa, pesquisa de mercado, pesquisa da concorrência, produtos, serviços, diferenciais competitivos. Ou seja, de análise do comportamento do mercado.
Deve-se aproveitar muito essa parte e se aprofundar o máximo possível porque é o momento que não é gasto recursos financeiros ou muito pouco. Esse processo de planejamento é muito importante porque vai evitar ter gastos desnecessários futuramente.
Somente pelo fato de estar fazendo um planejamento inicial da ideia, já é um grande diferencial para entrar no mercado, porque poucas lojas virtuais que vão entrar no mercado realmente realizam um planejamento qualificado.
Sendo assim, faça com calma esse primeiro processo de pesquisa e planejamento porque com certeza vai fazer a empresa ter melhor sucesso no mercado futuramente. Mas é claro não se pode demorar muito, pois como toda ideia tem um “time” de aplicação até não ficar obsoleta.
Ferramentas para definir uma ideia inicial de loja virtual
Hoje com a internet está ficando cada vez mais fácil testar ideias e colocar no mercado, com isso existe várias ferramentas gratuitas que podem ajudar a gente nesse processo inicial, abaixo vamos citar as principais do mercado.
Google Trends: Como o Google hoje em dia sendo um dos grandes buscadores mundiais, ele acaba ajudando pra entender o que realmente as pessoas estão buscando na internet, e com isso entender quais tendências de mercado de acordo com as buscas dos usuários, e também entender de que forma as pessoas expressam suas necessidades e desejos.
Se possui uma tendência de busca por tênis feminino muito maior que sapatos femininos, talvez seja interessante focar na sua loja virtual de roupas femininas uma categorias especial para tênis.