Curso técnico em logística: Saiba como funciona

O curso técnico em logística é uma ótima opção de formação profissional para quem deseja entrar no mercado de trabalho e atuar como profissional de logística. É um curso rápido, preciso, bem direcionado, específico e eficaz naquilo que se propõe: formar profissionais preparados e prontos para executar suas funções em diferentes áreas dentro da logística. Mas, você sabe como funciona o curso técnico em logística? Quais são as vantagens e desvantagens? É sobre isso que falaremos agora.

O que é um curso técnico em logística

O curso técnico em logística é um curso voltado para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam atuar na parte de logística de uma empresa ou, até mesmo, montar a própria empresa. É um curso de qualificação profissional.

Ao concluir o curso, o aluno recebe o certificado e o título de Técnico em Logística.

O diploma não tem o mesmo significado de um curso de graduação. É importante saber que são dois tipos diferentes de curso.

O curso técnico em logística pode durar de 10 a 18 meses, ou seja, um ano e meio. Já o curso de graduação tem o dobro de duração. Ao final, o estudante recebe o título de tecnólogo em logística, que tem valor no mercado como um diploma de nível superior.

O conteúdo estudado nos dois cursos também é um pouco diferente. Enquanto o curso técnico é mais específico e tem o objetivo de formar profissionais com um direcionamento mais prático, o curso de graduação é mais abrangente e envolve também técnicas de gestão.

Como funciona um curso técnico em logística

O curso técnico em logística é ofertado por instituições públicas e privadas e pode ser cursado por homens e por mulheres. Apesar de ser um curso mais buscado pelo público masculino, muitas mulheres estão optando pela logística por causa das grandes oportunidades de trabalho e afinidade com as funções.

Quando ofertado pelas instituições públicas, o curso é lançado semestralmente através de um edital. O estudante precisa estudar algumas matérias de conhecimentos básicos, fazer uma prova de seleção e, se passar nessa prova, ele ganha uma vaga no curso.

Já nas instituições privadas, o processo é bem mais simples. Diversas turmas são criadas ao longo do ano, ampliando a chance do aluno entrar em uma delas quando tiver interesse.

Normalmente, não existe processo seletivo, a não ser a comprovação de alguns requisitos básicos, como:

  • Nível de escolaridade;
  • Apresentação de documentos pessoais;
  • Pagamento da taxa de matrícula;
  • Assinatura de contrato de adesão ao serviço.

Horário do curso

O curso de logística pode ser ofertado nos três períodos do dia: manhã, tarde ou noite. Depende exclusivamente da instituição responsável. Geralmente, os cursos ofertados no período da noite são os mais concorridos porque muitos alunos também são pessoas que trabalham durante o dia.

Durante o curso

O curso técnico em logística oferece disciplinas teóricas e algumas aulas de campo. Nas aulas de campo, os alunos visitam empresas e setores logísticos, conversam com profissionais da área e podem tirar dúvidas e saber mais e de forma prática aquilo que eles aprendem na sala de aula. As disciplinas estudadas são:

  • Gestão de suprimentos
  • Armazenagem
  • Introdução à Logística
  • Fundamentos de Logística
  • Gestão de Transportes
  • Gestão de Distribuição
  • Gestão da Produção
  • Custos logísticos
  • Logística sustentável
  • Logística Internacional
  • Gestão dos sistemas logísticos
  • Tendências de mercado
  • Projeto logístico

Obviamente, a grade curricular não é a mesma para todos os cursos. Apesar de haver um rol de disciplinas básicas, pode haver variação de matérias de acordo com cada instituição.

Modalidade do curso

Uma das muitas vantagens do curso técnico em logística é a possibilidade que o aluno tem de optar por estudar de forma presencial ou on-line, ou seja, através do computador, tablet ou do próprio celular. Estamos falando da modalidade EAD, cada dia mais comum e sobre o qual falaremos mais adiante.

Formação

A formação de novos técnicos em logística acontece no final de cada turma e o processo é semelhante ao curso de graduação. O aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso que pode ser também um projeto e, se obtiver uma boa nota, ele é considerado aprovado.

Claro que é preciso cursar todas as disciplinas vistas ao longo do curso, ter boas notas em todas elas e também participar de todas as atividades promovidas pelos professores. Por fim, não pode exceder o número de faltas permitidas, sob pena de reprovação por abandono do curso.

Cursos de aperfeiçoamento

Assim como acontece em todos os cursos profissionalizantes ou de graduação, o estudante não deve se ater apenas ao que viu dentro da sala de aula. Após concluir o curso de técnico, ele precisa continuar estudando e renovando os conhecimentos.

O ideal é buscar se especializar naquela área que lhe desperta mais interesse, que pode ser transporte, varejo, comércio exterior, prestador de serviço, mundo corporativo e muito mais. Alguns cursos que são muito úteis ao profissional de logística são:

  • Inglês;
  • Excel avançado;
  • Normas de segurança;
  • Supervisão em logística;
  • Condução de transportes;
  • Operação de empilhadeira;
  • Operação de ponte rolante e outros.

Como funciona curso técnico em logística EAD

O curso técnico de logística EAD é a versão on-line do curso presencial, só que com muito mais vantagens. No curso presencial, o aluno precisa comparecer à sala de aula todos os dias e cumprir a carga horária certinho, assinando folha de presença e tudo mais.

No curso EAD, ele também precisa assistir às aulas, é claro, mas pode fazer isso do quarto, da sala e até da cozinha. Para isso, o aluno só precisa ter à disposição um equipamento com acesso à internet que pode ser um computador, notebook, tablet ou até mesmo o celular.

Outra vantagem é que algumas das aulas do curso de técnico em logística podem ser disponibilizadas aos alunos no modo gravado. Com isso, o aluno também pode ver o conteúdo em outros horários que não sejam exclusivamente no período em que acontece o seu curso.

A redução de custos também é uma vantagem do curso EAD. Geralmente, é um curso mais acessível do que o presencial e o aluno também não precisa arcar com passagem de ônibus ou combustível.

Também é mais seguro e menos estressante, pois o aluno não tem que sair de casa, enfrentar um trânsito caótico ou andar à noite pelas ruas da cidade.

Por fim, o curso EAD permite que você faça outras atividades enquanto estuda. Uma mãe ou um pai com bebê pequeno pode olhar o filho enquanto assiste às aulas. 

Quem está cuidando de um parente doente em casa, pode fazer isso ao mesmo tempo em que estuda. Ou seja, é muito mais prático do que a modalidade presencial.

Ah, e os cursos online são tão eficazes quanto os cursos presenciais. Tanto é que cada vez mais cursos técnicos e de graduação estão sendo ofertados desta forma. O jeito de estudar do brasileiro mudou bastante e as instituições de ensino estão precisando se adaptar.

E como funciona o curso EAD?

É muito simples. Quando o aluno faz a matrícula, ele recebe uma senha e um nome de usuário para ter acesso à plataforma de ensino. Geralmente, esses dados são enviados por e-mail. Portanto, cuidado na hora de preencher seus dados para não errar essa informação.

Junto com os dados de acesso, o aluno recebe também um calendário com todas as disciplinas daquele semestre, horário das aulas, nome dos professores e outros detalhes.

Normalmente, as aulas ocupam todo um período, que pode ser pela manhã, à tarde ou à noite. Alguns minutos antes de começar a aula, o aluno entra na plataforma de ensino usando os seus dados de acesso e, já na sala de aula virtual, ele espera o professor começar a ensinar.

As aulas são feitas em vídeo e o professor usa todos os acessórios de uma aula presencial, como o quadro branco, vídeos etc. Ele também sugere materiais de apoio, passa exercícios e deixa um tempo para que os alunos tirem dúvidas a respeito da matéria.

Para ter certeza de que todos os alunos realmente estão ali na sala de aula, o professor pode pedir para que cada aluno ligue a câmera em algum momento, mas nem sempre isso acontece. Afinal, quem está ali para aprender não vai desperdiçar tempo fingindo que está na aula, não é mesmo?

As provas também acontecem normalmente e existem algumas maneiras de avaliar o aluno do ensino EAD. O professor pode criar uma prova on-line com questões objetivas em que o aluno marca a resposta correta e, no final, faz o envio.

Ou, o professor pode optar por apresentação de trabalhos. Nesse caso, o aluno deve preparar o seu trabalho, ligar a câmera e, quando permitido, transmitir a sua apresentação para todos.

Por fim, temos o trabalho escrito. O professor sugere algum tema e o aluno precisa desenvolver aquele tema através de um artigo ou respondendo algumas questões previamente elaboradas pela equipe de avaliação. Depois, é só enviar por e-mail ou pela própria plataforma.

Vantagens e desvantagens curso de logística

Se você ainda está em dúvidas se vale a pena ou não fazer um curso de logística, vamos apresentar agora as vantagens e desvantagens do curso. Confira:

Vantagens do curso de logística

Mercado aquecido

A logística é uma área em crescimento constante e que está sempre buscando profissionais capacitados e qualificados. Logística deixou de ser uma profissão do futuro para se tornar do presente.

Curso acessível

O curso de logística é acessível, financeiramente falando. Dependendo da instituição, é possível dividir o valor total do curso em várias parcelas, o que facilita muito o pagamento e amplia a acessibilidade.

Conhecimentos práticos

Quem quer trabalhar na área mais prática da logística vai encontrar no curso técnico uma ótima formação. Toda a grade curricular do curso é voltada para o trabalho operacional e prático da logística.

Já quem deseja trabalhar também na área de gestão, o ideal é pensar em um curso mais abrangente, como o de tecnólogo.

Curso rápido

O curso de logística pode durar até 1 ano e meio. Depois disso, o aluno já está capacitado para entrar no mercado de trabalho. É uma grande vantagem, uma vez que muitos dos interessados na área são jovens que acabaram de entrar na idade adulta e precisam de uma profissão.

Também é muito bom para quem está desempregado ou deseja mudar de ramo e quer experimentar outras áreas de atuação. Em alguns meses, o aluno já adquire os conhecimentos que precisa para desenvolver um ótimo trabalho.

Desvantagens do curso de logística

O curso de logística possui algumas desvantagens também. Veja só:

Voltado para a logística prática

O curso de técnico em logística trata de questões práticas: técnicas de armazenamento e estoque, custos, transporte etc. Quem deseja trabalhar com gestão de logística, supervisão de equipe, coordenação de frota, por exemplo, pode não encontrar o que espera no curso técnico.

Exige habilidade com números

O curso de logística envolve muitos números, cálculos, raciocínio lógico e o aluno deve ter o mínimo de afinidade com a área. É uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do curso, mas quem não se imagina trabalhando desta forma, talvez seja melhor repensar a escolha.

Trabalho sob pressão e muita responsabilidade

Duas características da área de logística que, para algumas pessoas, podem ser consideradas como desvantagens é o trabalho sob pressão e o senso de responsabilidade.

A logística envolve prazos, entrega de produtos de e para outras pessoas, relacionamento direto com clientes e fornecedores, exige um trabalho impecável e tudo isso pode ser muito desafiador para o profissional. Além disso, é importante saber que a rotina de trabalho é bastante intensa.

Flexibilidade de horários

Outro ponto importante da profissão de logística é a necessidade de profissionais que tenham disponibilidade de horários. Muitas empresas realizam entregas fora do horário comum de expediente, outras funcionam no modelo 24 horas e precisam de um profissional que se encaixe nesse perfil.

E, se o profissional trabalha na área de transporte, ter essa disponibilidade é ainda mais necessária, uma vez que ele pode ser deslocado com frequência para outra cidade para executar algum serviço solicitado pela empresa.

Conclusão

O curso de técnico em logística é a oportunidade ideal para quem deseja entrar no mercado de trabalho rapidamente, seja porque está buscando o primeiro emprego ou porque precisa mudar de profissão. É um curso bastante objetivo, completo e que atende às exigências do mercado. Quem se interessa pela área da logística, certamente fará uma ótima escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *