Depois de se ter a ideia de criar um grande negócio lucrativo na internet e começar a vender os produtos, e a partir disso sempre se tem a dúvida de qual plataforma de ecommerce escolher para criar a loja virtual. E essa escolha pode fazer total diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio inicialmente, entre dificuldades de desenvolvimento e produtividade. Já que hoje em dia no mercado nacional as fases iniciais de um negócio são as mais difíceis para sustentar o negócio. 

  Com isso, a importância de se escolher uma plataforma de ecommerce realmente ideal para suas características de negócio. Hoje no mercado existe uma diversificação de plataformas, onde selecionamos as principais abaixo.

plataforma loja integrada

Com mais de 1 milhão de lojas criadas no Brasil, Loja Integrada pode ser considerada uma das principais plataformas de ecommerce para se criar loja virtual. Possui diversas integrações para facilitar a criação desde a parte de suporte ao cliente, pagamento, logística e gestão.

Para começar existe uma diversificação de plano para facilitar a criação.

plataforma vtex

Vtex também é uma plataforma de ecommerce que possui a integração de todo processo de compra. Onde é possível identificar OMS unificado, checkout web, gerenciamento de experiência e suporte ao cliente. 

Possuindo também características de catálogos de preços, configurações de promoções e logística. 

 

plataforma wix

O Wix é, provavelmente, uma das ferramentas mais conhecidas da lista e ele realmente traz diversas vantagens para o comerciante que decide utilizá-lo. Ele é destinado para as pessoas que não têm conhecimento de programação e desenvolvimento de páginas online.

Por esse motivo, a plataforma oferece diversos templates prontos, coleção de imagens e ícones. Além disso, ele libera o acesso a determinados aplicativos que acrescentam funções à sua loja virtual, como o de vale presente e um contador de visitantes. Caso se interesse por algum, preste atenção antes de usá-lo, porque nem todos são gratuitos.

woo comerce

Disponibilizada pelo WordPress, a plataforma WooCommerce é uma das favoritas entre os comerciantes. Entre suas vantagens estão: a inserção de facilidades na hora de ver os produtos, como o “zoom”, o acompanhamento do pedido e diversas opções de pagamento, por exemplo, cartão de crédito, Paypal e transferências bancárias.

Assim como o Magento e o OpenCart, o WooCommerce tem código aberto e permite que o dono da loja virtual personalize a página dele. 

plataforma magento

Essa ferramenta é recomendada para quem entende de programação e já possui alguma experiência no ramo de lojas virtuais, porque da mesma maneira que o OpenCart, ela possui código aberto. A diferença é qe o Magento tem funções mais avançadas que o anterior e é indicado para lojas médias e grandes.

Outra ventagem é o grande suporte do Magento, que é feita pela própria comunidade de usuários. Então, se houer qualquer problema ou dúvida, o proprietário da loja virtual tem a quem recorrer.

prestashop logo

PrestaShop é uma plataforma gratuita de criação de loja virtual, de código fonte aberto, onde se entende que com conhecimento de programação é possível desenvolver a loja virtual de forma mais fácil.

Recomenda para quem quer desenvolver a loja virtual do zero, existindo uma infinidade de módulos para diferentes aplicações.

 

plataforma de ecommerce shopify

Shopify é uma das plataformas mais usadas no mundo onde está em mais de 175 países. Onde através de um painel intuitivo é possível gerenciar pedidos, fretes e pagamentos. 

Como também possui um suporte interessante de dados identificando as melhores  formas para se ter escalabilidade e crescer cada vez mais seu negócio de forma eficiente e lucrativa.

opencart logo

O OpenCart é simples e, por essa razão, é indicado para lojas pequenas e proprietários que estão começando a atividade no ramo. Ele tem o código aberto, ou seja, qualquer programador consegue alterá-lo. Não se assuste com isso, porque ele é realmente fácil de usar.

A plataforma possui extensões gratuitas e outras bem baratas, o que é uma vantagem quando comparada às demais. Apesar disso, é bem simples administrar sua página, porque os recursos são limitados e não há tantas opções para personalizá-la.