Prestashop: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Entenda agora tudo sobre o software Prestashop para iniciar a criação da sua loja virtual imediatamente.

Em um mundo tecnológico, abrir uma loja virtual é um caminho para empreender de forma simples e promissora. Para facilitar essa criação, existem várias plataformas de e-commerce e o Prestashop é uma das mais utilizadas. Essa plataforma conta com uma comunidade global e possui vários prêmios de melhor software de e-commerce (CMS Critic Ward 2016) e também de empresa com rápida ascensão no mercado (Lista 2016 INC). 

Então, se você está pensando em abrir ou renovar seu e-commerce é indispensável conhecer o Prestashop. Confira agora todas as suas funcionalidades e vantagens:


O que é o Prestashop?

O Prestashop é um software em CMS para construção e gerenciamento de uma loja virtual. A plataforma se assemelha a sistemática do WordPress, só que focada totalmente no varejo digital. 

Possui todas as exigências necessárias para o bom funcionamento de um e-commerce. São inúmeras funcionalidades que tornam o gerenciamento do comércio virtual simples e ao mesmo tempo profissional.

Atualmente, são mais de 300.000 lojas que funcionam por meio do Prestashop. O sistema já tem mais de 10 anos de existência com uma comunidade enorme ao redor do mundo e um processo digital de excelência e confiança. 

O software é open source, ou seja, com código de programação aberto, o que permite modificações na sua loja em livre demanda. Além disso, um importante diferencial é o fato dele ser gratuito, gerando um incomparável custo-benefício. 

Por ser em CMS, similar ao WordPress, o Prestashop torna possível que qualquer pessoa inicie um e-commerce de sucesso, mesmo que com pouco conhecimento de programação de software. 


Como usar o Prestashop?

A plataforma é realmente bem fácil de ser utilizada, todos os passos são focados em acessibilidade. Não é preciso ter grande conhecimento prévio para conseguir abrir seu e-commerce. 

No próprio site da empresa, há um passo a passo de como começar a utilizar o software. Segue o resumo desse tutorial:

1. Hospedagem:
Para seu site ir ao ar é necessário comprar um espaço para ele ficar, ou seja, um endereço da WEB. Então, apesar da Prestashop ser totalmente gratuita é preciso investir um pouquinho na hospedagem em um servidor. 
A própria plataforma conta com parceiros de hospedagem, mas você não precisa necessariamente optar por estes. São inúmeras as opções de servidores disponíveis para e-commerce. 


2. Instalação 
Não é necessário ter conhecimento prévio, porque esse processo pode ser feito com poucos cliques através de um instalador automático. 
No site da Prestashop já tem tudo explicado, com guias de instalação de fácil acesso e entendimento. 


3. Começar a vender 
Adquirida a hospedagem e feita a instalação, você já está pronto para iniciar sua loja virtual. Para isso, você pode confiar nos seus gostos e entendimentos ou buscar um profissional. 
Se optar pela primeira opção, saiba que essa é uma plataforma de funcionamento amigável. Então, seu aprendizado pode acontecer de forma rápida. 
Se optar pela segunda opção, a empresa também já possui profissionais especializados para essa função de auxílio ao comerciante. 


As principais funcionalidades do Prestashop


•  Módulos 
Os módulos Prestashop são formas de modificar o site da sua loja para que ele fique cada vez mais completo e adequado as suas necessidades. Você pode adicionar diversas ferramentas que ajudam, desde o marketing até o controle de segurança do seu negócio. 
Alguns desses módulos são chamados de nativos, porque já vem com a instalação do software, como a ferramenta de otimização para mecanismos de busca. Entretanto, existem vários módulos adicionais, tanto pagos quanto gratuitos. 
Exemplos desses são: o controle do número de visitantes do seu site, a origem dos acessos, a notificação de mensagens recebidas, entre outros. Todos esses módulos são gerenciados através do Back Office da Prestashop e eles podem ser baixados dentro do painel da plataforma.


•  Temas
São muitos designs Prestashop disponíveis para você personalizar sua loja. Essa variedade de opções permite que cada site seja único e marcante, sempre chamando a atenção do cliente. 
Você pode também modificar esses temas, deixando a loja a sua cara. Além dos disponíveis no software, é possível explorar outros designs em diferentes sites, como o TemplateMonster ou o ThemeForest. 
Toda essa personalização é possível graças ao código aberto do software. Lojas em Prestashop nunca possuíram a mesma face. 


•  Monitoramento de Informações da Clientela
Justamente através do módulo que liga a plataforma com o Google Analytics, o Prestashop fornece informações sobre quem está acessando seu site, os clientes e os potenciais clientes. 
Você pode ver qual é o comportamento on-line do seu cliente. Com isso, suas estratégias de marketing digital podem ser aprimoradas e suas vendas aumentarão significativamente. 
Somando as informações dadas pelo Google Analytics, o Prestashop também configura um formato de gerenciamento da relação com o cliente que é destaque na área. Você tem as opções de criar banco de dados com essas informações e também de fornecer uma espécie de cartão de fidelidade à sua clientela. 


•  Monitoramento de Informações de Produtos e Vendas
Da mesma forma que você consegue informação suficiente para configurar esse banco de dados dos clientes, é possível ver quais são os seus produtos mais vendidos e mais acessados
Com isso, fica mais fácil criar promoções e desenhar a página inicial do seu site. Além de saber quais estratégias estão funcionando e quais não estão. Assim, seu alcance e rendimento tendem a melhorar. 


•  Transferência fácil do seu e-commerce 
Se você já tem uma loja virtual e pensa em transferi-la para o software Prestashop encontrará bastante facilidade no processo. Você terá controle total de transporte dos dados sem perder nenhuma informação e sem precisar tirar seu site do ar em nenhum momento. 
Basta preencher as documentações e estudar os fóruns de suporte da Prestashop que você conseguirá passar por essa mudança sem nenhuma complicação. No final, você terá tudo transferido exatamente igual ao seu site já existente. 


•  É fácil configurar produtos e promoções 
Como já falamos antes, essa plataforma se destaca pela sua acessibilidade, não é difícil entender e efetuar seus comandos. O Prestashop possui um painel de controle bastante amigável de simples entendimento, então, você não encontrará barreiras na hora de modificar produtos e criar ofertas. 
Exemplificando, é possível criar descontos e selecionar todos os produtos que devem entrar na promoção. Assim, os valores de vários itens já mudam automaticamente, agilizando seu trabalho.
Todas as funções são automatizadas, diminuindo a perda de tempo e evitando os erros. 


•  Módulo de calculadora 
A calculadora é essencial para o funcionamento correto de um e-commerce. Ela é usada para fornecer o valor exato de frete. 
Para obter o resultado correto, é preciso considerar o peso do produto, o tamanho de sua embalagem e o endereço do comprador. Então, o processo não é tão simples. 


No Prestashop essa calculadora de frete já vem como módulo nativo do software, um diferencial perante outras plataformas. Esse cálculo já é automatizado, obtendo um resultado rápido e sem equívocos. 

As 6 principais vantagens do Prestashop


1 – É gratuito 
É impossível não voltar a destacar que o sistema nativo da plataforma é 100% gratuito. Essa é uma vantagem incrível para quem está iniciando o negócio e não possui muito dinheiro disponível para grandes investimentos. 

O único gasto de criar um e-commerce no Prestashop é com a hospedagem do seu site, conforme falamos em Como usar o Prestashop. Além disso, você pode querer investir em módulos não nativos do software e alguns deles são pagos. 


2 – É fácil de usar 
Outro importante ponto positivo de confiar sua loja para o Prestashop é a facilidade que você encontrará em todos os seguimentos. Não é necessário ser profissional no assunto para conseguir trabalhar com o software. 

Na parte de criação, tudo é muito bem explicado e prático. Desde a instalação, passando pela escolha do design do site e prosseguindo até a configuração de interfaces. Não tem nenhum mistério no processo. 

Falando sobre o gerenciamento quando a página já está em funcionamento, também encontra-se muita facilidade. O painel de controles é bem direto e todas as funções podem ser feitas sem barreiras. 

Tudo isso graças ao mecanismo CMS, o mesmo do WordPress, que traz reconhecimento e fácil adaptação para o usuário.


3 – É Open Source
Isso significa que o código de programação do software é aberto. Dessa forma, a personalização do seu site fica muito mais fácil. 
São muitas lojas em Prestashop e nenhuma é igual à outra. Mas, isso também significa que a plataforma está em constante evolução e atualização, favorecendo sempre o usuário.


4 – É otimizada para mecanismos de busca 
A Prestashop conta com um SEO avançado, ou seja, é adaptada para deixar sua página em destaque no ranking do Google. Ela já é configurada para estar otimizada e sempre deixará seu site em certa vantagem. 

Um SEO avançado é essencial para seu e-commerce se destacar, diminuindo seu trabalho e trazendo visibilidade para a loja. Optar por uma plataforma já otimizada é o primeiro passo para o sucesso.


5 – A instalação é simples 
Seguindo o passo a passo que disponibilizamos resumidamente no item Como usar o Prestashop e lendo a documentação disponível no site da empresa, não haverá nenhuma dificuldade para instalar a plataforma. 

Você pode instalar o software direto na sua hospedagem ou no computador local, utilizando em formato de teste. 


6 – A personalização é única 
As infinitas opções de designs para o seu site, seja através da plataforma mesmo ou de outro site, faz com que cada loja seja diferente e inigualável. 

O software é aberto para diversos layouts e também para a implementação de diferentes funções, assim sua loja terá uma cara própria. Coisa que é muito importante para o mercado virtual. 


As 3 principais desvantagens do Prestashop

1 – As dificuldades dos módulos 
Contradizendo a facilidade do processo de criação e de personalização da sua página, trabalhar com a modificação e o acréscimo de módulos exige um tempo maior de estudo. Não é tão simples e você pode precisar de um profissional da área para te auxiliar. 
Além disso, ressaltamos que muitos módulos não são gratuitos e vão exigir um investimento inicial somente para ter acesso a eles. 


2 – A demora do Backoffice 
Backoffice é a parte administrativa da plataforma que tem como objetivo ajudar o usuário em diversos âmbitos, principalmente no controle do processo de compra e venda. Eles são essenciais para você ter controle dos seus dados.
Entretanto, no Prestashop cada Backoffice controla várias lojas, então você terá maior dificuldade nesse contato. Exigindo bastante tempo hábil e um pouco de paciência


3 – A ausência de um sistema de suporte 
O suporte ao usuário do Prestashop é dado de maneira mais generalizada, com artigos e documentações disponibilizadas no site da empresa. Se você precisar de um atendimento para um problema específico da sua loja, haverá dificuldades nessa resolução.


4 – A dificuldade de inclusão de um blog 
Incluir blogs nos sites de lojas é uma estratégia de conquista dos clientes muito atual. Trata-se de trabalhar com marketing de conteúdo, trazendo informação relevante para seu cliente para, somente depois, apresentar o produto. 

Entretanto, na Prestashop você só pode incluir um blog se adquirir um módulo pago.


Conclusão

Por fim, achamos válido enquadrar o Prestashop como uma excelente opção de software para e-commerce iniciantes, devido ao seu custo baixíssimo e todas as suas facilidades.

Somado a isso, voltamos a destacar que tudo já está otimizado em SEO e que você terá acesso a um banco de dados referente aos seus clientes, isso fará com que você proporcione uma experiência de compra muito boa para seu público.

Entretanto, o Prestashop pode trazer algumas limitações para quem busca um negócio 100% profissional. Se você busca algo que te traga rápida soluções de problemas e um suporte atencioso e voltado para seu negócio, essa plataforma pode não ser a ideal.

Fora isso, não existe grandes desvantagens em investir na criação do seu e-commerce no software Prestashop.

Com todas essas informações, não há motivos para inseguranças.

Inicie sua loja virtual em Prestashop agora mesmo e inicie, de forma simples e rápida, sua trajetória em busca do tão sonhado sucesso profissional. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *