WooCommerce: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Entenda agora tudo sobre o plugin do WordPress que facilitará a criação da sua própria loja virtual.

O WooCommerce é um dos softwares de criação e gerenciamento de lojas virtuais mais famoso no mundo inteiro. Trata-se de um plugin do WordPress que permite a construção de um e-commerce de qualidade. 

Se você está pensando em abrir sua loja virtual, confira agora tudo sobre essa plataforma e seu funcionamento:


O que é WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin do WordPress que viabiliza a criação de lojas virtuais destinadas à venda dos mais diversos tipos de produtos. Trata-se de um software em código aberto, permitindo infinitas atualizações e personalizações. 

É um sistema desenvolvido em 2011 pelos programadores James Koster e Mike Jolley. Foi muito aceito pelo mercado e em 2015 foi adquirido pelo WordPress. Hoje em dia, ele representa 28% do mercado de e-commerce, totalizando cerca de 600 mil lojas virtuais abertas no WooCommerce. 

Grandes lojas renomadas são gerenciadas através dessa plataforma. Os principais nomes são: SOCOCO, Singer e Taylor Swift Store.


Como funciona o WooCommerce?

Por ser um plugin, o funcionamento está sempre conectado ao WordPress. Você instala o WooCommerce e já pode começar a gerenciar sua própria loja virtual de forma simples e fácil. 

Tratando-se de um código aberto, também é possível a personalização e adição de incontáveis funções para seu comércio on-line. Garantido uma experiência excelente. 


Como instalar?

Antes de partir para o processo de download do software, você precisa buscar uma hospedagem e um domínio para sua loja. Esses são serviços pagos e você precisa garantir que a hospedagem comporte um site em WordPress e que o domínio seja amigável. 


Depois de adquirir ambos, basta seguir o passo a passo abaixo para instalar o WooCommerce:

  1. Acessar o menu no site do WordPress
  2. Clicar na aba Plugins 
  3. Clicar em Adicionar Novo 
  4. Pesquisar por WooCommerce e acionar
  5. Esperar o tempo da instalação 
  6. Clicar em Ativar, quando a instalação estiver concluída. 


Assim, de forma simples e rápida, você já terá a plataforma instalada. 


Como configurar?

Prosseguindo de forma muitíssimo simples, quando você abrir a sua página do WooCommerce após a instalação, aparecerá uma mensagem inicial. Nela você pode solicitar ajuda de um assistente

Esse assistente criará todas as páginas essenciais para sua loja, solicitando apenas alguns dados. Em seguida, você poderá também adicionar novos recursos através do menu do próprio WooCommerce. 

Para esse processo, você pode tomar as direções e aprender todas as configurações sozinho. Mas, também pode contratar um profissional especializado na plataforma, deixando seu site mais profissional. 


11 funcionalidades do WooCommerce

1. Cadastro e gerenciamento de produtos

A plataforma comporta qualquer tamanho de loja, então seu comércio poderá trabalhar com dois ou até com 1.000 produtos. Esse é um grande diferencial do WooCommerce: não há limitação de cadastro de produtos.


Após esse processo inicial de registro, você também encontrará facilidade para gerir os seus produtos. O software permite a edição das mercadorias a qualquer momento, podendo inserir, excluir e duplicar itens. 


Além disso, é possível dar destaque a um ou mais produtos da sua loja. Eles podem ser os mais comprados, os mais visitados, os mais acessíveis ou qualquer outra característica específica que você queira usar para impulsionar a compra daquele item. 


2. Código aberto

O código do WooCommerce é aberto, ou seja, a linguagem de programação está disponível para todos e qualquer profissional da área é capaz de utilizá-la. Isso permite que você faça alterações no seu site a qualquer momento, e assim, deixar sua loja totalmente personalizada através de extensões, aplicativos e outros recursos. Tudo para o seu ambiente ser único. 


3. Sistema de pagamentos


Usando essa plataforma, seu e-commerce poderá aceitar inúmeras formas de pagamento. São mais de 140 opções disponíveis. Dessa forma, o cliente não encontrará dificuldades para pagar e você terá um melhor resultado. 

Dentre essas possibilidades de pagamento está cartões de crédito de diversas bandeiras, aplicativos de pagamento on-line e boletos bancários. 


4. Relatórios 

O dono da loja tem acesso a relatórios com informações e estatísticas de vendas, número de produtos comprados em determinado período, média dos negócios por dia, etc. 

Esses relatórios são extremamente úteis para você pensar em estratégias de marketing, facilitar a administração da loja, disponibilizar novos produtos. Evoluindo seu e-commerce. 


5. Conexão com o Facebook

Com o WooCommerce, sua loja virtual pode ser conectada com a rede social Facebook. Essa conexão acontece através de compartilhamentos de anúncios e sincronia de produtos.

Os anúncios podem ser autônomos ou através do Facebook Ads, tendo como objetivo impulsionar o seu negócio e devem estar sempre linkados com o site da loja. 

A sincronia de produtos permite uma espécie de criação de duas lojas, uma independente no site e outra dentro da rede social, mas ambas devem estar conectadas. 

Tal conexão funciona da seguinte forma: o cliente em potencial tem acesso ao produto através de uma página no Facebook, mas é diretamente redirecionado para a página do seu domínio. Podendo ali adquirir o item de interesse ou conhecer novas mercadorias. 


6. Promoções, descontos e leilões

Existem diversas opções e acionamento de promoções para seus clientes. Você pode incluir frete grátis acima de X valor, inserir cupons de descontos (temporários ou não), organizar contagens regressivas para lançamento de produtos e/ou inícios de descontos. 

Além dessas promoções tradicionais, o WooCommerce possibilita a realização de leilões. Eles podem ser interessantes para determinados tipos de negócio.

A própria plataforma já promove um histórico das ofertas dos leilões e também um controle de tempo. Quando esse tempo se encerra e há uma proposta vencedora, a venda também já acontece de forma automatizada. 


7. Acompanhamento de pedidos

Durante todo o processo, desde a compra até a entrega, é possível que a gestão da loja esteja em contato direto com o cliente por meio do e-mail. Tornando as compras mais seguras e atenciosas. 

Além de colocar em contato pessoal, os e-mails podem ser enviados para avisar que o produto saiu para entrega, que ele está em produção, etc. Funcionando como informação de status de compra. 

Ainda sobre pedidos, o software também permite funcionalidades referente ao frete. Você pode padronizar um valor único, disponibilizar frete gratuito e também permitir que o cliente calcule o valor da entrega dentro do próprio site da sua loja. 


8. Recuperação de carrinhos

O carrinho de compras virtual é uma função padrão presente em qualquer e-commerce. Ali aparece todos os produtos que são do interesse do seu cliente, podendo ser editado antes da finalização da compra. 

No WooCommerce os carrinhos abandonados podem ser recuperados e também funcionam como estratégia de marketing. Esses carinhos são de clientes que chegaram muito perto de fechar a compra, mas por motivos diversos desistiram. 

As mercadorias colocadas nos carrinhos ficam salvas, podendo ser recuperadas pelo potencial cliente. Além disso, essa função também permite o envio de e-mail para o cliente questionando a desistência da compra e incentivando-o a repensar.


9. Mensalidades e pagamentos recorrentes

Essa função permite que o cliente pague automaticamente valores repetidos. É útil para lojas que vendem aulas, cursos, séries e produtos similares. 

Dessa forma, já fica automatizada o pagamento após X período de tempo. Podendo ser feitos com todas as opções oferecidas pela plataforma. 


10. SEO e marketing

Criando sua loja em WooCommerce, você terá uma grande vantagem em otimização para mecanismos de busca (SEO). Lembramos que esse software é um plugin do WordPress, que é destaque em SEO. Assim, fica mais fácil de ter um bom rankeamento em sites de pesquisa, principalmente no Google. 

Quanto ao marketing, a plataforma permite diversos estilos de promoções – como já falamos antes. Além disso, é possível acionar uma função para os clientes avaliarem os seus produtos e serviços.  

Permitindo que os retornos positivos funcionem como um impulso para o leitor e os retornos negativos possam ser trabalhos no intuito de não perder clientela. 


11. Gestão da loja 

O WooCommerce também oferece diversas funcionalidades que permitem um melhor gerenciamento do seu e-commerce. Destacamos os dois principais: aplicativo para acesso da administração e cadastro de clientes. 

O app chamado WooCommerce IOS está disponível na Apple Store para usuários de Iphone. Nele você consegue gerenciar todas as funções da loja sem precisar acessar o site ou ter um computador por perto. 

Já o cadastro de clientes é focado em melhorar a relação com o comprador. O software permite registro de dados dos clientes, utilização de e-mail pessoal e geração de senhas automáticas.

Assim, a experiência de compra torna-se mais satisfatória e a administração conta com dados para pensar em estratégias de negócio.


As 5 principais vantagens do WooCommerce


1. Gratuidade

O sistema do WooCommerce em si é 100% gratuito. Isso gera uma considerável economia para a criação da sua loja.

Você vai precisar investir em plugins e extensões pagas, como templates premiuns ou funcionalidades específicas. Ou também é possível investir na contratação de um programador que inclua tudo isso na sua loja sem a utilização do menu do site, o que deixará tudo mais personalizado. 

Além disso, é preciso adquirir hospedagem e domínio para o seu e-commerce, assim como para qualquer outro site. 


2. Facilidade 

É bastante fácil entender o funcionamento da plataforma e como realizar as operações. Isso fica exemplificado no processo de instalação que explicamos anteriormente. 


Apesar de ser de fácil manuseio, ressaltamos que sempre é interessante contratar um profissional da área para conseguir tirar total proveito das funcionalidades do WooCommerce.

 
3. Flexibilidade

Essa versatilidade se dá devido a programação em código aberto. A plataforma destaca-se por permitir infinitas adaptações e atualizações que podem ser feitas por qualquer profissional capacitado. 

Tornando muito fácil a personalização da sua loja virtual, com diferenciais e funções específicas.

 
4. Visibilidade 

Por ser um plugin do WordPress, a sua loja virtual feita em WooCommerce terá uma visibilidade muito melhor comparada às outras plataformas. Isso acontece, como já falamos antes, porque o WordPress é referência em SEO.

Então você terá mais praticidade em se destacar nas pesquisas do Google, ganhando um melhor impulso para seu negócio. 


5. Reconhecimento no mercado

Por ser uma plataforma muito utilizada, você conseguirá acesso a profissionais especializados de maneira fácil. Além disso, sua loja terá todo o reconhecimento de pertencer a uma comunidade global que está em constante atualização. 



As 4 principais desvantagens do Woocommerce


1. Extensões pagas

O senso comum de que é o WooCommerce é uma plataforma gratuita, pode ser um pouco ilusório. Existem várias extensões e funcionalidades importantes para o funcionamento perfeito da sua loja que necessitam de investimento financeiro


2. Cuidado com a lentidão

O software pode apresentar lentidão na navegação quando acessado e utilizado por vários clientes simultaneamente. Entretanto, esse problema pode ser resolvido com um profissional de desenvolvimento de sites e também com uma boa hospedagem


3. Necessidade de backups

Por ser uma junção de plugins e extensões do WordPress, o seu site em WooCommerce pode apresentar grandes problemas de navegações se apenas uma das funcionalidades não funcionar perfeitamente. 

Atualizações e modificações nas extensões devem ser feitas constantemente para não comprometer em nada a experiência do cliente na loja. Entretanto, algumas dessas pequenas mudanças podem comprometer todo o seu sistema. 

Pensando nisso, é recomendável que você faça backups do seu site ao menos uma vez por semana. 


4. Contratação de programadores

Aqui também é uma possibilidade de necessidade de investimento financeiro. Por se tratar de um código aberto, muitas funções não podem simplesmente ser compradas e adicionadas ao seu e-commerce por amadores. 

Algumas funcionalidades precisam ser criadas e programadas por um profissional adequado, com o intuito de deixar seu ambiente profissional. 


Conclusão

Em vista de tudo isso, é seguro afirmar que criar sua loja virtual em WooCommerce é uma excelente escolha, principalmente para quem já tem familiaridade com o WordPress. 

São inúmeras funcionalidades tanto para gestão quanto para clientela que podem ser manuseadas de forma muito simples e trazem resultados inquestionáveis. 

Destacamos apenas que é preciso sair da ilusão de que esse é um software 100% gratuito. Para garantir a profissionalização do seu e-commerce e, em consequência, o sucesso, é preciso investir em extensões pagas e também em profissionais especializados. 

Com todas essas informações em mãos, você está pronto para começar a criação da sua loja virtual em WooCommerce nesse exato momento. 

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