O que é um Produto?


Com as novas tendências da transformação digital, as empresas nunca estiveram tão próximas de criar estratégias de inovação para evoluir rapidamente.

Assim, líderes têm percebido cada vez mais o poder da digitalização para gerar resultados e promover a escalabilidade de suas operações.

Em busca de soluções que possam impulsionar e potencializar a operação de suas empresas, diretores e CEOs passaram a apostar em estratégias mais ágeis. Assim, investindo em novos métodos, tais quais novos modelos de trabalho

Esses métodos têm sido os grandes responsáveis por uma nova estratégia de gestão: o modelo de negócio escalável, representado por Empresas de Alto Crescimento, ou seja, ambientes que trabalham gerando grandes resultados através de agilidade.

Para que uma empresa possa operar e produzir com eficiência, é necessário que haja gestão focada em estratégia e organização, mirando sempre o sucesso. 

Porém, por se tratar de negócios e pessoas, gerenciar uma empresa costuma ser uma tarefa que oferece diversos tipos de desafios. Então, gestores e CEOs passam a buscar o modelo de trabalho que mais faça sentido com a sua cultura.

Na atualidade digital, as soluções têm se mostrado cada vez mais automatizadas, de maneira que buscam otimizar o tempo do trabalhador e também, de seus líderes.

Para iniciar a operação de um negócio inteligente, muito deve se pensar na estratégia de inovação, no nome da empresa, no capital, na estrutura, etc.

A preparação é bastante longa, mas o principal ponto de atenção é justamente em relação ao Produto que será oferecido – no caso de empresas de manufatura.

Neste blog falaremos sobre Produto, o que é um Produto, como é definido, qual é a diferença entre Produto e Serviço, como podemos definir e criar um Produto Digital?

O que é um Produto?

Um produto é qualquer item ou serviço que pode ser convertido à venda, se tornando um item de desejo ou de necessidade para o consumidor. Podem ser físicos ou digitais. 

Em geral, um produto tem sua produção através de trabalho ou esforço, ou seja, é o resultado de um processo. 

No mundo do varejo, os produtos são mercadores, e na manufatura, os produtos são adquiridos como matéria-prima, e vendidos com acabamento. 

Um produto pode ser classificado como tangível ou intangível. Por exemplo, um produto tangível é um objeto físico que tem sua percepção com o toque, como prédios, veículos, móveis, computadores… A maioria dos bens são produtos tangíveis. 

Uma bola de futebol é um produto tangível. Bens de consumo, são produtos tangíveis.

Agora, um produto intangível é um produto que só pode ser percebido indiretamente, como por exemplo, a apólice de um seguro. 

Também há os bens digitais virtuais, que requerem processamento adicional de aplicativos ou trabalho transformacional por parte dos programadores, portanto, seu uso pode estar sujeito a licença e/ou direitos de transferência digital. 

Por outro lado, bens digitais reais (“RDG”) podem existir dentro dos elementos de apresentação de um programa de dados independente de um tipo de arquivo convencional. Bens digitais reais são comumente vistos como objetos 3D ou itens de apresentação sujeitos ao controle do usuário ou transferência virtual dentro da mesma plataforma de programa de mídia visual. 

O que define um Produto?

Considerando que estamos falando de um produto tangível, aquele que definimos como físico e que podemos tocar e adquirir em uma loja física, vamos entender como podemos defini-lo. 

Dentro do conceito do Marketing e de Vendas, o Produto é definido como aquilo que pode ser ofertado dentro de determinado mercado, ou seja, aquilo que pode ser vendido – tornando-se rentável. 

Há diversos compostos de marketing que são específicos para os produtos, são categorias em que é possível realizar estratégias de venda comercial e rentabilidade para empresas de inúmeros segmentos.

São eles:

  • Bens físicos: categoria que agrega computadores, smartfones, veículos, etc.
  • Experiências: categoria que agrega diversos tipos de experiências como turismo, paraquedas, jantar com uma personalidade, treinar  com um atleta famoso, etc.
  • Eventos: categoria que agrega diversos tipos de eventos, tais quais, Carnaval do Rio de Janeiro, Bienal do Livro, Oktoberfest, etc.
  • Pessoas: artistas, atletas, modelos, etc.
  • Lugares: categoria que envolve locais como Serra da Canastra, Estrada Real, Olinda, etc.
  • Propriedades: categoria que agrega residências, apartamentos, galpões, etc.
  • Empresas: categoria que envolve franquias, aquisições, fusões, etc.

São diversas as categorias que podem ofertar serviços e produtos para quem quer que tenha interesse. 

Qual a diferença de Produto e Serviço?

Diferente do Produto, que é algo a ser vendido para alguém, o Serviço funciona um pouco diferente. 

Serviço nada mais é do que um trabalho realizado por outra pessoa ou entidade para outro indivíduo ou empresa. Por exemplo, quando vamos a uma pizzaria à noite para jantar, há outras pessoas que realizam o serviço de cozinhar a pizza e nos serviços, enquanto aguardamos em nossas mesas. Nós pagamos por este serviço.

Ou uma assessoria jurídica, que presta serviços de advocacia para outra pessoa. Nestes casos, o consumidor é atraído pela qualidade e pela experiência que o serviço vai lhe proporcionar, não pelo produto em si.

Ao contrário do produto, o faturamento de um serviço é contínuo, às vezes pode acontecer que seja um pagamento por assinatura mensal. Também há o fato de que um Serviço não pode ser devolvido a quem o está prestando, afinal, é algo intangível.

E, é claro, também há a variabilidade sobre serviços, que variam de acordo com quem os está prestando, onde, quando e como. Tudo depende de quem é o prestador de serviço, inclusive a qualidade do trabalho.

No caso de Produtos, o cliente pode definir a sua qualidade no momento da compra, porque pode vê-lo antes de pagar. Enquanto que ao fechar um Serviço, geralmente o consumidor depende de pesquisa e de indicações.

O que se define como um Produto Digital?

Pensar na aceleração digital pode parecer um grande desafio. 

Isto é, mudanças existem como um lembrete que diferencia o que é confortável, daquilo que é necessário – e que sugere necessidade de adaptação para uma realidade melhor e mais evoluída.

No ambiente tecnológico é a mesma coisa: mais cedo ou mais tarde nos deparamos com a necessidade de constante inovação para escalada estratégica dos negócios. 

Existe uma dúvida muito comum acerca da transformação digital nos dias de hoje. Muito se pensa que este novo momento trata-se apenas de novas tecnologias que nos permitem fazer um trabalho automatizado de maneira mais fácil e independente. Porém, além de novas maneiras de solucionar antigos problemas, o ambiente digital provém de preocupações que surgiram com o caminhar da sociedade.

Mesmo em 2020, uma pesquisa do SEBRAE apontou que a pandemia impactou diretamente a mudança no cotidiano de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil só no ano passado. Muito embora, 21,6% desses negócios tenham aderido ao trabalho remoto, percebeu-se também que 41,9% das companhias ouvidas partiram para o mundo digital.

Em um movimento que visa trazer mudanças estratégicas para os negócios de maneira interna, e também externa, a Transformação Digital é um processo que visa mudanças dentro da sua empresa, mas que também traz novos insights para seus clientes. 

Uma das maneiras mais simples de explicar o conceito, é pensar nele como uma reestruturação dos processos da sua empresa, e transformar este novo ambiente em uma cultura digital com o objetivo de aumentar a produtividade dos seus negócios. 

Para isso, é necessário trazer melhorias que utilizem a tecnologia como chave para o crescimento constante.

É aí que entra o conceito de Produto Digital.

Produto Digital nada mais é que um produto que existe apenas em formato digital. Há quem diga que é a mesma coisa que um produto intangível que se vende online. 

Essas são ideias mais simples para que se possa transparecer o conceito, porém, um produto desta natureza é também sobre valor. Uma versão digital é tudo o que existe em formato digital e que agrega valor.

Isso também significa que um produto digital pode não gerar dinheiro diretamente para uma empresa, mas isso não significa que não irá gerar valor. Na realidade, pode ajudar na conversão de vendas de outros produtos ou serviços, ou até mesmo arrecadar dinheiro com publicidade.

Um ótimo exemplo disso são ebooks, videoaulas, webinars, podcasts, etc.

Como criar um Produto Digital?

Agora que entendemos o conceito de Produto em todas suas possíveis definições, podemos compreender como é criado um Produto Digital.

A criação de um Produto Digital do zero depende muito do nível de conhecimento que há do nicho em que está inserido o produto a ser produzido. Para isso, será necessário realizar uma pesquisa de mercado para compreender não apenas o público, mas os valores que você está buscando conquistar através do investimento.

É importante principalmente estar alinhado com as estratégias do time de Marketing e o time Comercial, principalmente para poder traçar novas ideias de acordo com as metas da empresa em busca de resultados e objetivos que façam sentido.

Por isso, antes de definir o tema do produto digital que será criado, é importante compreender o mercado e o nicho de atuação. Após o benchmarking, busque traçar o perfil das personas a quem vocês buscam instigar interesse com o material criado e só então será a hora de definir o formato para este produto digital.

Com isso, ficará mais fácil e estratégico criar um Produto Digital que possa adquirir bons valores para seus negócios.

Conclusão

Podemos concluir que há muitas definições para Produto, dentre elas a diferença entre Produtos Tangíveis e Produtos Intangíveis, que traçam a grande diferença naquilo que podemos tocar ou não. 

Hoje, produtos fazem grande parte da economia não apenas brasileira, mas de todo o globo, ditando parte do mercado informal e formal. 

Há também modelos de mercado voltado para Serviços, mas atualmente com a grande evolução da Transformação Digital, podemos ver a digitalização tomando espaço e ganhando destaque entre a sociedade. 

Os Produtos Digitais têm surgido cada vez mais como estratégia de empresas que utilizam essa técnica para adquirir valor em determinados objetivos dentro de suas operações. Muitas vezes o marketing fica encarregado da criação destes produtos em nome de conversões para vendas, gerando mais lucro e rentabilidade para as empresas.