Mentoria




A vida de uma pessoa é definida por uma jornada cheia de ensinamentos e lições que são agregadas a formação do caráter de um indivíduo, geralmente, através de um mentor. 

Mentores estão presentes na vida do ser humano desde os primórdios, como aqueles que sempre estiveram ali, responsáveis e dispostos a fazer a diferença pelo outro.

Muitas vezes o processo de mentoria começa dentro de casa, com nossos pais. A troca de experiência que temos com eles é o fator inicial que nos guia através de um caminho que na maioria das vezes, visa indicar o sucesso em nossas vidas e relações interpessoais.

Com o passar dos anos e a grande evolução da sociedade, mais e mais pessoas perceberam a necessidade de buscar conhecimento em todas as fontes que estejam dispostas. Seja um livro, ou um vídeo, pessoas buscam aprender através de meios diversos, colhendo aprendizados que possam se transformar em frutos no futuro de suas carreiras.

Atualmente, está cada vez mais comum pessoas investirem seu tempo e dinheiro em alguma “mentoria” visando o desenvolvimento de seus conhecimentos profissionais e também, em aprendizados que possam agregar valores em seu cotidiano na vida pessoal. 

Empreendedores, em especial, costumam buscar auxílio em mentorias, a fim de compreender com outros profissionais, o melhor caminho que devem percorrer para buscar o sucesso de seus negócios. 

Porém, antes de selecionar uma mentoria de sua escolha, ou escolher um profissional que possa auxiliá-lo, é importante tomar cuidado. Afinal, muita gente ainda confunde mentoria com coaching sendo que são duas coisas bastante diferentes e distintas.

Mas não se preocupe, neste blog detalharemos o que é, de fato, uma mentoria, como ela funciona e quais são seus tipos. Também haverá uma breve síntese em relação à mentoria de negócios digitais, portanto siga a leitura para entender a melhor forma de escolher um mentor que possa guiá-lo em sua trajetória.

O que é uma mentoria?


Atualmente, a técnica de mentoria tem se tornado uma opção popular para pessoas que buscam aprimorar seu desenvolvimento pessoal ou profissional. 

Basicamente, é uma técnica que consiste na existência de um mentor que troca experiências e conhecimentos com uma pessoa ou cliente, que é chamado de mentorando. Essa troca existe a fim de que a pessoa que contrata o serviço possa alcançar os resultados que tem como meta. 

Ou seja, é uma espécie de auxílio, mas que é muito diferente de uma consultoria.

Uma consultoria, por exemplo, trabalha mais o lado teórico das metas e dos prazos. Sessões de coaching funcionam mais como palestras que trazem insights de um jeito muito mais amplo e menos pessoal do que a mentoria. Um coach pode receber uma turma de 10 pessoas para uma sessão de consultoria, mas um mentoria trabalhará com o atendimento individual.

Na mentoria, o relacionamento é mais próximo e pontual, e possuirá um roteiro personalizado de acordo com as métricas, metas e prazos do mentorando exclusivamente. 

Para um encontro com um mentor, o esperado é que haja uma troca de experiência entre duas pessoas. Mas que o primeiro seja muito mais “sênior” no assunto, carregando mais bagagem e pronto para compartilhar como foi vencer determinados obstáculos na sua trajetória.

Geralmente, o mentor não deve olhar apenas um problema específico, mas também o cenário completo para compreender tudo o que possa estar relacionado para gerar resultados. 

Assim, ficará muito mais fácil para que seja construído o início de uma trajetória de sucesso entre mentor e mentorando. 

Como funciona uma mentoria


É natural ter curiosidade em relação a como funciona uma mentoria. Porém, cada mentor possui suas particularidades e seus próprios métodos. 

É como se fossem professores, cada um possui seu jeito próprio de aplicar a didática ao ensinar o conteúdo para os alunos na prática. Porém, mesmo assim, é possível que nós tenhamos uma ideia de como funciona, não é mesmo?

Com Mentoria é o mesmo. 

A ideia é que o Mentor conduza o processo através de questionamentos para o mentorando, além de, é claro, oferecer sugestões, propor provocações e compartilhar sua experiência pessoal/profissional para contribuir com o outro. Afinal, este é todo o propósito da mentoria.

Mas não é tão simples. É importante lembrar que o Mentor não é uma pessoa qualquer, mas alguém que é qualificado para ajudá-lo neste processo. É um profissional que vai agregar valor com a sua experiência – e isso vai envolver partilhar tanto seus acertos, quanto seus erros para que a transparência sobre seu sucesso faça sentido.

É importante que haja coerência nos motivos por trás do sucesso do mentor. Não porque sua carreira é duvidosa, mas é através do conhecimento da sua trajetória que ficará conhecido o período de anos que ele passou em campo, errando, aprendendo e melhorando até que chegou no ponto em que pode partilhar conhecimento com outras pessoas.

A mentoria funcionará como uma troca, uma conversa de confiança. Mesmo que o mentor seja a pessoa com mais experiência, isso não significa que existe uma hierarquia entre vocês, mas que este é um espaço seguro para que o mentorando tire dúvidas. Na grande realidade, a mentoria é sempre sobre o mentorando.

Tipos de mentoria


Agora que você já sabe o que é uma mentoria, como ela funciona e provavelmente está interessado em buscar novos conhecimentos através de um mentor, é importante entender que há diferentes tipos de mentoria disponíveis.

Separamos algumas para que vocês possam ter ideia de quais são as mais populares hoje em dia.

  1. Mentoria de Carreira

Com o grande crescimento do índice de desemprego em 2020, as mentorias sobre Carreira se tornaram muito populares e bastante anunciadas em plataformas como LinkedIn. 

É uma mentoria que visa ajudar a alavancar a vida profissional de uma pessoa, portanto o mentor irá partilhar sua experiência de maneira que seja benéfico para o mentorando e o ajude a desenvolver habilidades necessárias para obter sucesso no mercado de trabalho.

  1. Mentoria de Negócios

Para empreendedores que buscam ingressar no mercado, ou precisam mover seus negócios com inovação e novas mudanças, a mentoria de negócios é a melhor escolha.

Um empreendedor com muita experiência no mercado atua como mentor para ajudar o mentorando a ver os pontos fortes e fracos do empreendimento, além das dores e ameaças que podem aparecer. 

Através da experiência do mentor, o mentorando pode compreender mais qual é a situação do seu negócio, e quais ações deve tomar para alavancar o seu sucesso empresarial.

  1. Mentoria Financeira

Atualmente, a educação financeira tem estado em alta especialmente entre jovens adultos da geração de Millennials. 

Por isso, a mentoria financeira tem ganhado destaque para pessoas que querem comandar suas finanças pessoais a fim de organizar melhor seus  ganhos, renda extra, construir uma renda de emergência e, é claro, preparar o orçamento de maneira segura e correta.

Esta é uma mentoria onde o mentor precisará utilizar sua técnica para que o mentorando perceba onde estão seus erros, e como deve lidar com seu dinheiro de maneira mais saudável, aprendendo a fazer com que seus ganhos rendam. 

  1. Mentoria de Liderança

Ser líder é uma tarefa extremamente complexa. Muita gente acha que está preparado apenas por possuir habilidades técnicas em sua determinada área de atuação.

Mas a verdade é que liderar é muito mais do que apenas ser bom no seu trabalho, mas saber guiar seus time em direção à melhor entrega de metas e expectativas. Por isso, muita gente busca mentoria para que possam se tornar bons líderes.

Neste tipo de mentoria, o mentor compartilha um pouco da sua experiência quanto Líder, demonstrando meios para que o mentorando possa ativar sua percepção quanto a se desenvolver melhor dentro do seu papel no ambiente que atua.

A tarefa do Mentor será ajudá-lo a desenvolver aquele comportamento essencial que todo líder deve ter, que é compreender a natureza humana. De tal forma que será mais fácil para que o mentorando atinja seus objetivos quanto líder em qualquer espaço.

Mentoria para criar negócios digitais


A evolução da tecnologia tem se tornado uma poderosa aliada para os negócios de todas as naturezas, trazendo métodos inteligentes para movimentar inovação e estratégia. 

Durante os anos, a transformação digital vem tomando seu espaço no mundo em uma jornada de constante evolução. 

Trata-se de um movimento que visa trazer mudanças estratégicas para os negócios de maneira interna, e também externa. Ou seja, é um processo que visa mudanças dentro da sua empresa, mas que também traz novos insights para os clientes. 

Uma das maneiras mais simples de explicar o conceito, é pensar nele como uma reestruturação dos processos dentro da empresa, e transformar este novo ambiente em uma cultura digital com o objetivo de aumentar a produtividade dos negócios. Para isso, é necessário trazer melhorias que utilizem a tecnologia como chave para o crescimento constante.

Para atingir a digitalização dos negócios, buscar uma mentoria pode ser uma opção bastante plausível. 

Isso porque atualmente a digitalização tem caminhado em uma velocidade de extrema rapidez, fazendo com que muita informação se acumule. 

Um mentor especialista em Negócios Digitais será capaz de trazer experiências dentro do mundo digital, oferecendo suporte e auxílio para crescer os negócios dentro da digitalização. 

Neste caso, o mentorando terá uma visão macro dos benefícios e das dores que podem aparecer em um negócio digital, mantendo-se preparado para o grande desafio.

Conclusão


Por fim, Mentoria é uma categoria de aprendizado bastante dinâmica e que agrega muito valor para profissionais e pessoas que buscam conhecimento através desta técnica. 

É importante lembrar que a escolha de um Mentor deve ser feita com cuidado, afinal, é seu dinheiro e seu tempo que será investido. Busque conhecer mais sobre o trabalho da pessoa que vai se dispor para compartilhar suas experiências e auxiliá-lo ao sucesso.

Mais importante, ouça o que outras pessoas disseram sobre este Mentor, conheça os seus valores e se dedique principalmente a você. 

Mentoria parece uma técnica simples, mas no fim do dia é tudo sobre o Mentorando, e o quanto outras pessoas vivem diversas experiências, para que possam ensinar novas gerações a aprimorarem suas experiências, e repassarem suas técnicas. E assim seguir em uma grande cadeia de aprendizado.