A venda de produtos e serviços pela internet bate recordes no Brasil a cada novo ano.
Motivados por diversos fatores, como a comodidade e os preços reduzidos, a maior parte dos brasileiros já não tem receio de comprar online.
Para as empresas, participar do comércio virtual se tornou obrigatório.
Não há mais espaço para resistência: quem não tiver um portfólio de produtos e serviços online à disposição dos consumidores tende, cada vez mais, a perder espaço para outros empreendedores.
Se você deseja entender um pouco mais sobre como funcionam as vendas pela internet, fique ligado neste post!
Vender pela internet: o que significa?
O conceito de vender pela internet é simples: significa que você ou a sua empresa passarão a oferecer os seus produtos e serviços para os consumidores de maneira virtual.
Para entrar no comércio online, não é preciso abrir mão da loja física.
Se você já possui um comércio, saiba que as vendas online podem aumentar o seu volume de negócios!
Inclusive, existem algumas técnicas conhecidas no mundo do marketing digital para aumentar o número de pessoas que acessam o seu site.
Aliás, saiba que entender um pouco de marketing digital ou contratar uma empresa especializada é muito importante para alavancar as suas vendas virtuais!
De todo modo, existem diversas maneiras de participar do comércio online:
- Através da criação de um site próprio
- Utilização de uma plataforma de vendas online, como o Mercado Livre ou o Enjoei
- Anúncio em redes sociais
É claro que não existem apenas essas formas de vender pela internet.
Os detalhes de como participar efetivamente do comércio virtual serão discutidos mais à frente.
Mas antes de entrar de cabeça no assunto e para consolidar a importância desse tipo de negócio, vale a pena conferir os números do e-commerce no Brasil.
Mercado virtual no Brasil
Segundo dados apresentados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas através do comércio eletrônico aumentaram 68% entre janeiro de 2018 e agosto de 2019.
Apenas no ano de 2019, estudos de mercado realizados pelo movimento Compre & Confie indicam um crescimento de 22% do volume de negócios em relação ao ano anterior.
O faturamento acumulado foi de 75 bilhões de reais, com mais de 178 milhões de compras realizadas pelos consumidores.
O tíquete médio de compra foi de 420 reais.
Um dos principais destaques das compras virtuais são as datas sazonais, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Black Friday, Cyber Monday, entre outros períodos que aquecem a economia nos meios digitais.
O estudo ainda indica que em 2019, a média do valor total de compras do consumidor no ano foi superior a 2 mil reais, em 6 compras anuais.
Quer mais números para te animar a participar do mercado de vendas pela internet?
Atualmente, cerca de 60 milhões de brasileiros fazem compras pela internet.
Em 2020, ao menos metade de todas as compras realizadas no país serão feitas pela internet, ou seja: em pouco tempo, os brasileiros passarão a comprar mais pela internet do que em lojas físicas.
Com todos esses números, deu para entender melhor sobre a importância do e-commerce, correto?
Mas quais são as vantagens de vender pela internet?
Vantagens de vender pela internet
Vender pela internet oferece muitas vantagens ao comerciante.
Se você ainda não as conhece, basta saber que:
- Sua loja nunca fecha! Venda 24 horas por dia e 7 dias por semana
- Baixo investimento para iniciar o negócio em comparação a uma loja física
- Alcance o Brasil e o mundo através dos meios digitais
- Gestão eletrônica do negócio, por meio de programas e aplicativos de operação simples e eficiente, além de plataformas de marketplace e sistemas de gerenciamento de pagamento
- Custos reduzidos: nada de alugar espaços e pagar diversos funcionários para atendimento e outras funções
- Suporte virtual: nada de telefone tocando a todo momento. Através de chat e e-mail, você consegue resolver os problemas de forma mais fácil
- Logística facilitada: você pode fazer a operação de armazenagem, distribuição e transporte ou terceirizar tudo para empresas especializadas em logística para e-commerce
- Pagamento facilitado: na internet, quem lida com o pagamento é o consumidor. Plataformas como o Pagseguro garantem a sua tranquilidade na hora de gerir o pagamento
Tudo bem, você sai ganhando. Mas e o consumidor?
Vantagens para o consumidor
Bom, já foi apresentado que metade de todas as vendas se darão no ambiente virtual no ano de 2020.
Os motivos são diversos:
- Mais barato: como os custos de operação são mais baixos, é possível praticar preços menores do que as lojas físicas
- Praticidade: através de sites e aplicativos, o consumidor consegue comprar pelo próprio celular, sem sair do sofá
- 24/7: assim como você consegue vender a todo momento, o consumidor “madrugueiro” também se beneficia do comércio sempre aberto
- Detalhamento dos produtos: nos sites, é possível colocar a descrição detalhada dos produtos e serviços a serem oferecidos, o que gera menos dúvidas e reclamações dos consumidores
- Avaliações online: através do sistema de avaliações, os consumidores conseguem se comunicar sobre as vantagens e características de cada produto
Ficou convencido de que vender pela internet é muito vantajoso para a empresa e para os clientes?
De todo modo, também é muito relevante conhecer quais são os produtos que fazem mais sucesso nas vendas virtuais.
Produtos mais vendidos pela internet
Um importante relatório importante sobre o comércio eletrônico no Brasil aponta quais são os produtos mais vendidos pela internet por categorias:
- Perfumarias, cosméticos e saúde (16%)
- Moda e acessórios (14%)
- Casa e decoração (11%)
- Eletrodomésticos (10%)
- Livros, apostilas e assinaturas (7%)
É importante salientar que os eletrodomésticos possuem o maior valor de vendas em comparação às demais categorias, pois são produtos de tíquete médio alto.
Porém, o comércio virtual não está limitado às vendas de produtos.
O mercado de serviços proporciona oportunidades interessantes para você e a sua empresa!
Mercado virtual de serviços
Você presta algum serviço? O mercado de serviços online pode funcionar de duas formas:
- Meio digital funciona como intermédio para o cliente descobrir e contratar os seus serviços ou
- Você providencia serviços digitais através da internet
Independente do seu caso, é bom conhecer algumas das possibilidades de serviços que podem ser oferecidas online:
Cursos online (EAD)
Os cursos a distância têm ganhado muita relevância nos últimos anos devido a dois fatores: baixo custo e praticidade aos alunos, que podem ver o conteúdo das aulas a qualquer momento.
Várias matérias podem ser ensinadas pela internet:
- Cursos de línguas estrangeiras
- Reforço e revisão de matérias para escola, universidade e outras áreas acadêmicas
- Cursos profissionalizantes
- Cursos livres de curta duração
Se você ou o seu negócio já realizam tais atividades, a transição para o universo digital pode ser mais simples do que se imagina.
Plataformas como a EADBOX possuem toda a estrutura necessária para que a sua empresa passe a oferecer serviços no ambiente virtual.
Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura geram a fidelização dos seus clientes.
Como?
Através do oferecimento de serviços e produtos com determinada frequência: diária, semanal, mensal e por aí vai.
No geral, as empresas oferecem diversos “pacotes” de valores diferentes para os consumidores.
Se a empresa produz cervejas artesanais, por exemplo, pode criar pacotes mensais de envio de algumas garrafas aos clientes por valores fixos.
Neste caso, o cliente assina, paga todo mês e recebe as cervejas desejadas enquanto durar a assinatura.
Você pode aliar o seu negócio físico a um clube de assinatura! Veja alguns modelos:
- Comidas e bebidas gourmet
- Frutas frescas enviadas semanalmente
- Livros, textos, poemas
- Produtos de beleza e cosméticos
- Produtos para os pets
Aqui, vale a pena exercer a criatividade para convencer o consumidor de que o seu produto vale a assinatura.
Serviços profissionais
Através de plataformas ou de site próprio, a sua empresa consegue oferecer uma gama de serviços pela internet:
- Consultoria jurídica, contábil, executiva, entre outras
- Mecânica de autos
- Serviços de reparo, encanamento, pintura e semelhantes
- Fretes e transportes
- Diversas outras atividades
Neste caso, o seu site pode servir como intermédio para o cliente contratar os seus serviços.
Existem plataformas que já são especializadas no assunto, como a GetNinjas.
Certo, agora já deu para compreender que é possível vender pela internet de diversas formas diferentes.
Mas e aí, como será que você pode fazer a venda?
Tipos de vendas pela internet
Você que está interessado em começar a vender pela internet pode escolher entre as duas principais modalidades de comércio, a depender do seu tipo de negócio:
Site original
Está buscando por originalidade?
Através de um site original, feito do zero ou a partir de plataformas como o WordPress, Wix ou Magento, você levará uma experiência personalizada ao seu consumidor.
O WordPress e o Wix possuem opções gratuitas, mas é recomendável que você assine alguma das versões pagas para ter acesso a mais funcionalidades e excluir propagandas indesejadas na interface do seu site.
O Magento é gerenciado pela Adobe, gigante da tecnologia da informação, e oferece soluções mais complexas e profissionais para o negócio virtual.
Na hora de construir o site, é possível fazer tudo sozinho ou contratar um profissional, caso você não tenha muita familiaridade com o assunto.
Marketplace
O Marketplace oferece um esquema bem diferente dos sites próprios: através de uma plataforma única, você colocará os seus produtos no mercado.
Os exemplos mais conhecidos no Brasil são o Mercado Livre, Americanas e o Submarino.
Porém, existem dezenas de outras opções que podem te interessar.
Embora o marketplace não te ofereça tanta originalidade, você conquista um grande público consumidor destes sites, além da possibilidade de contratar planos de assinatura que colocam a sua loja em destaque no site.
Outra vantagem do marketplace é poder usufruir de toda a estrutura de pagamento oferecida por esses sites, além da sua alta reputação de mercado.
Destaque – como vender com Pagseguro
O Pagseguro é uma opção muito bem cotada no ambiente de vendas virtuais.
Não se trata apenas de uma empresa de “maquininhas de cartão”.
Para quem quer vender pela internet, a principal funcionalidade é o Checkout Pagseguro.
Com ele, você permite que o Pagseguro gerencie o pagamento dos clientes na hora de fechar a compra online, garantindo eficiência e transparência no processo.
O Pagseguro também possui o PagVendas, aplicativo que possui diversas funcionalidades para ajudar no seu negócio:
- Gestão de produtos e clientes
- Controle de estoque
- Abertura e fechamento de conta
- Controle de fiado
- Relatório de vendas
- Emissão de notas fiscais
Agora que você conhece os tipos de vendas pela internet, chegou a hora de aprender como vender os seus produtos pela internet.
Como vender produtos pela internet
Existem diversas estratégias para começar a vender pela internet.
Para saber qual a maneira mais adequada ao seu tipo de negócio, vale a pena pensar nas seguintes questões:
Preparo teórico
Através da leitura de artigos, atendimento a cursos e outros métodos de ensino, você aprenderá conceitos importantes sobre o e-commerce.
Não comece a vender pela internet sem saber nada sobre o tema, pois a sua empresa será engolida pelos concorrentes mais bem preparados.
Investimento
A sua empresa está disposta a investir dinheiro na virtualização do negócio?
Nada neste mundo é de graça.
O valor disponível para investimento no processo terá consequências no retorno financeiro que a sua empresa vai obter na internet.
Logística
A logística é um dos dos pilares das vendas pela internet.
Você cuida da logística ou vai contratar uma empresa para fazer as operações?
Entenda que a operação logística da sua loja vai ditar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Pense pelo lado do consumidor: a sensação mais irritante que existe quando alguém faz uma compra online é não receber o produto dentro do prazo combinado!
O prazo de entrega influencia diretamente na opção do cliente comprar ou não do seu negócio.
Mas não é apenas isso.
As operações de armazenagem, distribuição e transporte terão efeito direto nos seus custos operacionais.
Desta maneira, faça um planejamento logístico minucioso antes de começar a vender online.
Redes Sociais
Utilizar uma plataforma de vendas não é o suficiente.
A sua empresa precisa ter páginas bem geridas nas principais redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – para ser vista e lembrada.
O consumidor necessita ver atividade constante e postagens interessantes para saber que a sua loja é séria e competente em meio a tantas outras opções diferentes no e-commerce.
Marketing digital
A importância do marketing digital não pode ser ressaltada o suficiente.
Especialistas em marketing digital utilizam uma série de ferramentas para dar relevância a um site, principalmente através da aplicação de técnicas de SEO.
As técnicas de SEO são aplicada a um site para garantir o aumento do número de acessos orgânicos, ou seja, de acesso de pessoas reais interessadas em comprar o que você tem para vender!
Por este motivo, tenha certeza de que você ou um profissional capacitado aplique as técnicas corretas de marketing digital para impulsionar os acessos ao site e, consequentemente, as suas vendas.
Saiba mais sobre criação de lojas virtuais
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