Curso de Logística: O guia definitivo

A logística é uma atividade extremamente importante para a produtividade de um negócio e, por isso, os cursos de logística relacionados a essa área estão crescendo muito no mercado. O profissional de logística é aquele responsável pela rapidez e eficiência no armazenamento, controle e distribuição de materiais dentro de uma empresa.

Atualmente no mercado, está crescendo cada vez mais o comportamento de compra pela internet, o que antes era mais físico e no local, agora está ficando cada vez mais digital. Então uma empresa que vende pela internet em São Paulo por exemplo, precisa ter inteligência para entregar para todo o Brasil. Imagine o quão importante é um profissional de logística nesse cenário para o sucesso do negócio, talvez um dos principais profissionais na empresa porque ela depende desse processo para seu crescimento.

Por isso, é importante analisar um curso de logística como uma grande oportunidade de carreira. O mercado digital está crescendo, demanda cada vez mais uma logística eficiente e com isso os profissionais com esse conhecimento vão se destacar no mercado cada vez mais.

Além disso, esse profissional precisa administrar materiais, manusear maquinários e dialogar com fornecedores e demais profissionais que trabalham na execução prática das tarefas logísticas como carga e descarga, recebimento e entrega de materiais dentre outros.

Por isso, um curso de logística de qualidade deve preparar o profissional de uma maneira ampla para atender a todas as necessidades da profissão.

Mas o que é um curso de logística

O curso de logística é um curso de formação profissional voltado para aqueles que desejam atuar dentro do setor logístico de uma empresa, ou montar a sua própria empresa de logística, que também é uma possibilidade de atuação no mercado.

O profissional também poderá atuar no comércio, em grandes atacados, em empresas e com prestação de serviço. O curso precisa formar pessoas aptas a lidar com os diferentes tipos de demanda de profissionais, por isso é importante analisar a grade curricular e o desempenho de cada instituição de ensino.

Ou seja, existem inúmeras oportunidades no mercado em diferentes setores, onde mesmo aquele profissional que não é específico da área também ganha um diferencial de ter um curso de logística por entender do negócio na prática da distribuição.

Como funciona um curso de logística

O curso é promovido por uma instituição reconhecida pelo órgão responsável, no caso o MEC (Ministério da Educação). As aulas podem ser ofertadas de maneira presencial, com idas diárias à instituição de ensino, e também pode ser através do método de ensino Ead, ou seja, à distância, usando os meios online para acesso às aulas, reuniões e apresentação de trabalhos.

Com a popularização da internet, a facilidade de acesso e todas as vantagens do ensino online, esse modelo de aprendizagem está crescendo bastante e atraindo muitos profissionais que desejam migrar para outra profissão ou iniciar no mercado de trabalho.

Independente do tipo do curso de logística, o mais importante é que ele atenda às expectativas do aluno e ofereça a ele um ensino de qualidade, amplo e bem orientado. Assim, o profissional consegue usufruir o máximo do que aprendeu e aplicar no seu trabalho, quando exigido.

O curso de logística é dividido em semestres e pode durar de 1 a 4 anos, dependendo da modalidade do curso, conforme veremos mais adiante. Cada semestre, o aluno estuda um conjunto de disciplinas. As principais matérias estudadas no curso de logística são:

  • Administração
  • Direito
  • Comunicação empresarial
  • Contabilidade
  • Cadeia de suprimentos
  • Tipos de gestão
  • Relacionamento interpessoal
  • Economia e estudo de mercado
  • Empreendedorismo
  • Marketing
  • Processos logísticos (gestão, definição de custos e tributos)
  • Tipos de logística
  • Matemática financeira e aplicada
  • Armazenagem e movimentação de materiais
  • Informática
  • Recursos materiais e patrimoniais e outras.

As disciplinas ofertadas podem sofrer alguma variação de acordo com a instituição que está oferecendo o curso e também de acordo com o tipo do curso escolhido. Contudo, há disciplinas básicas que estão sempre presentes.

Além do mais, os estudantes podem optar por incluir outras matérias na grade curricular. São as chamadas disciplinas optativas, que afunilam um pouco mais o conhecimento e orientam o estudante para um mercado mais específico.

Curso de logística e a tendência de mercado

A logística é um ramo de atuação que continua muito bem equilibrado no mercado, apesar dos períodos de crise que o país vem enfrentando. Muitas empresas estão apostando no setor logístico como uma forma de reduzir gastos, produzindo com eficiência. Com isso existe inúmeras razões para se fazer um curso de logística.

Estamos vivendo um momento intenso de transações online. O comércio eletrônico está cada vez mais forte porque as pessoas estão perdendo o medo de comprar pela internet. E a logística faz parte desse processo de evolução do mercado porque é ela a responsável pela movimentação de produtos, boa armazenagem, agilidade na entrega e satisfação do consumidor.

Dentro de uma empresa, o setor de logística é essencial porque sabemos que ela envolve atividades não só de gerenciamento de materiais, mas também a maximização de resultados com o custo mínimo possível, a boa relação com clientes e fornecedores, o apoio à equipe de gestão na tomada de decisão e tudo isso é muito valioso para o dono da empresa.

Apesar de ser um mercado amplo e ainda em construção, ainda há carência de profissionais qualificados para atuar no ramo logístico. E essa é uma demanda que os cursos de logística desejam suprir.

Estima-se que nos próximos anos, o setor de logística tenha um crescimento maior do que o que já apresenta atualmente, exigindo profissionais capacitados e em número suficiente para atender ao grande número de vagas.

Por isso, um curso de logística com excelente custo/benefício está se tornando cada vez mais comum em diversas faculdades particulares, visando atender a todos os interessados que buscam por esse tipo de capacitação. 

Um exemplo é o curso de tecnólogo, uma opção recente para quem deseja se formar na área e que algumas faculdades vêm adotando em sua grade de cursos.

Vale lembrar que a logística é um ramo de atuação bastante diversificado e que acolhe igualmente todos os grupos e faixas etárias. Assim, homens e mulheres, jovens e adultos, profissionais formados ou não podem iniciar uma graduação ou um curso técnico de logística tranquilamente.

Tipos de curso de logística

O curso de logística se apresenta para os interessados sob algumas formas específicas. Temos o curso que forma técnicos em logística, tecnólogos em logística e bacharéis em logística. Saiba mais sobre eles a seguir.

Técnico em Logística

O curso técnico em logística é o mais rápido de todos. O aluno pode concluir as aulas e conseguir o seu diploma a partir de um ano de estudo, em alguns casos. Esse tempo pode ser maior, de acordo com a instituição de ensino escolhida, e pode chegar até três anos.

É um curso de nível médio e o estudante que concluir o curso receberá um diploma com essa definição. Ou seja, não é um curso de graduação, mas de qualificação profissional. Algumas modalidades do curso técnico são:

  • Técnico Subsequente: o estudante precisa ter concluído o ensino médio.
  • Técnico Concomitante: o estudante deve estar cursando o ensino médio.
  • Técnico Integrado: voltado para estudantes que tenham concluído o ensino fundamental.

Essas são as orientações do Governo Federal, através do MEC (Ministério da Educação).

O curso técnico forma profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho, mas tem um direcionamento mais específico e mais prático do que os demais.

Tecnólogo em Logística

Para ser um tecnólogo em logística, o estudante precisa frequentar as aulas do curso por, no mínimo dois e, no máximo, três anos. Ele sai da instituição com um diploma que tem o mesmo valor de um curso de graduação. Para fazer a inscrição no curso de tecnólogo em logística é exigida a formação básica do ensino médio.

O diploma de tecnólogo é aceito, inclusive, pelas bancas organizadoras de concurso público, quando estas exigem formação de nível superior. Assim, mesmo que você não tenha um curso de graduação, pode se candidatar a uma vaga que tenha essa exigência apresentando o seu diploma de tecnólogo. Contudo, não se esqueça de analisar o edital com atenção.

O curso de tecnólogo fica em uma localização intermediária, entre o curso técnico e o curso de graduação. Assim como o curso técnico, ele é bem mais prático e mais voltado para o mercado de trabalho e para as suas exigências.

A formação do aluno como tecnólogo vai depender da conclusão satisfatória das aulas, do estágio no final do curso e também da aprovação do seu Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido como TCC.

Tanto o curso técnico quanto o curso de tecnólogo em logística são ótimas opções para quem precisa de uma formação profissional e de uma vaga de trabalho com um pouco mais de urgência. Por isso, é uma opção muito buscada por jovens que estão saindo agora do ensino médio ou que ainda não conseguiram iniciar uma carreira de sucesso.

E, após a conclusão do curso técnico, esse mesmo estudante pode aperfeiçoar os seus conhecimentos ingressando em um curso de nível superior em logística. Caso ele tenha concluído o curso de tecnólogo, que já se assemelha a uma graduação, ele pode cursar faculdades similares que ampliam não só os conhecimentos, mas também as oportunidades de trabalho.

Graduação em Logística

O curso de graduação em logística oferece ao concludente o título de bacharel em logística. O curso tem duração mínima de 4 anos, 8 semestres, e oferece um ensino mais abrangente do universo da logística. Por ter um período mais prolongado, também abarca mais disciplinas, ampliando o nível de formação do aluno.

Para se formar, o aluno deverá fazer um estágio no final do curso e apresentar o TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. Mais uma vez, é preciso ver como funciona a oferta de curso de cada instituição de ensino, pois essas e outras exigências podem variar bastante.

Custo de curso de logística

O curso de logística tem um custo que varia muito de acordo com alguns pontos. São eles:

Instituição de ensino

Os valores de cada curso, técnico, tecnólogo e graduação, podem variar bastante de acordo com as faculdades que oferecem essas opções. As instituições criam e repassam os valores levando em conta o quadro de professores, a qualidade da estrutura, as boas avaliações que recebe de alunos e do próprio MEC, dentre outras questões.

O ideal é que o futuro profissional de logística paute a sua escolha com base naquilo que ele considera que seja mais importante para ele naquele momento, analisando todos os fatores envolvidos.

Duração do curso

No geral, quanto mais curto é o curso de logística, mais acessível ele é. Assim, um curso de técnico que abrange o período de 1 ano é bem mais em conta do que aquele que dura 2 ou 3 anos. 

O mesmo acontece com o curso de tecnólogo e com o curso de graduação. Ambos, apesar de serem equivalentes em relação ao diploma de graduação, possuem diferenciações que podem pesar na hora da definição do valor da mensalidade.

Cidade onde o curso é realizado

Cursos que são ofertados exclusivamente no modelo presencial também sofrem variações de preço de acordo com a cidade onde as faculdades estão situadas. Isso tudo por causa do custo de vida diferenciado que existe em cada região do país.

Modalidade do curso

Aqui, entramos em um ponto bem importante. Como já foi dito, encontramos cursos de logística na modalidade EAD e também no modelo presencial. Os cursos em EAD sempre são mais baratos do que aqueles que funcionam apenas no presencial. E isso inclui o curso de logística.

Portanto, caso opte por um curso EAD, com ensino à distância, o valor do seu curso poderá sair por menos da metade de um curso presencial. Dentre os principais motivos, no EAD, o aluno não usa a estrutura da faculdade, mas apenas as aulas que são, na maioria, disponibilizadas online.

Como meio termo, há também o curso de logística semipresencial em que algumas disciplinas do curso, geralmente aquelas mais práticas, são realizadas dentro da faculdade.

Descontos e bolsas

Por fim, os valores dos cursos de logística podem sofrer alterações com pedidos de bolsas e descontos que podem ser feitos diretamente no setor administrativo de cada instituição e também através de sites específicos para a concessão de bolsas.

Para dar um exemplo, em uma pesquisa rápida podemos encontrar cursos com mensalidades a partir de R$ 100,00, com desconto. Mas, esse valor pode variar bastante e chegar a mais de R$ 500,00 devido aos fatores listados acima.

Na hora de escolher o curso de logística que vai transformar a sua vida como profissional, é preciso levar em conta todos os detalhes listados neste artigo.

Antes de tudo, se identificar com o ramo da logística, depois escolher o tipo de curso (técnico, tecnólogo ou graduação), avaliar as faculdades que oferecem o ensino e optar por aquela que melhor se encaixa hoje na sua realidade.

O curso de logística é, muitas vezes, escolhido por pessoas que já trabalham, mas desejam mudar de carreira. Para isso, precisam de um ensino mais flexível e muitos optam pelo modelo EAD. Quando optam pelo presencial, precisam estudar à noite por causa do trabalho atual.

Já quem tem o tempo livre pode preferir o ensino presencial, em qualquer turno. Ou seja, cada estudante precisa avaliar o seu interesse e a sua realidade antes de dar um passo como esse que é tão importante.

E agora qual o melhor curso de logística para fazer?

Realmente existem inúmeras opções de cursos no mercado, tanto técnicos, quanto cursos em matérias de faculdade e cursos rápidos.

Porém como escolher o melhor diante da atual realidade. Bom, vimos que o mercado está crescendo cada vez mais e com isso essa nova demanda por profissionais de logísticas qualificadas ou que tenham uma noção sobre logística para colocar em prática. 

Ou seja, podemos perceber que o importante agora no momento é começar algum curso para iniciar um destaque no mercado. Por isso recomendamos o curso de especialista em logística inicialmente e a medida que vai ganhando experiência fazendo também outros cursos.

Onde podemos perceber que o que torna os melhores profissionais no mercado é realmente aliar tanto a teoria como a prática o mais breve, e assim ir se desenvolvendo à medida que achar necessário.

Conclusão

Como vimos, o curso de logística é um dos cursos que mais cresceu nos últimos anos e a tendência é que esse avanço continue. As empresas estão cada vez mais necessitando e reconhecendo o valor do profissional de logística. Felizmente, existem diversos tipos de cursos, faculdades e valores para atender a alta demanda de interessados. Se você também deseja se tornar um profissional de logística, siga as nossas dicas e faça uma escolha acertada.

E pra finalizar conte pra gente sua opinião sobre tudo isso relacionado a cursos de logística atualmente no Brasil. O que acha de deixar seu comentário abaixo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *