5 razões para fazer um curso de logística

O mercado da logística está experimentando um crescimento gigantesco nos últimos tempos e a tendência é que essa evolução permaneça pelos próximos anos. Os cursos de logística estão aumentando em uma tentativa de dar conta da ampla demanda por profissionais. Se você tem interesse em atuar no ramo da logística, mas ainda não se convenceu de que é um investimento que vale a pena fazer, nós listamos nesse artigo 5 motivos para tirar de vez essa dúvida da sua cabeça. Vamos lá?

5 motivos para fazer um curso de logística

Bom, se você já pensou na ideia de fazer um curso de logística é porque algum ponto dessa área de trabalho pareceu interessante para você. E, de fato, o ramo da logística vem chamando bastante atenção nos últimos tempos e tem atingido um público bem variado.

Profissionais formados estão reestruturando a sua carreira, mudando de atuação em busca de melhores resultados e mais valorização. Já quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho pela primeira vez, encontra no campo da logística a oportunidade de fazer algo que gosta, de contribuir para a evolução das empresas e se firmar como profissional renomado e eficiente.

Mas, por que essa procura está aumentando tanto? Por que tantas pessoas estão se profissionalizando na área de logística? Porque a logística é uma tendência de mercado e essa é a primeira razão para que você faça um curso de logística. Veja só:

  1. Tendência de mercado

Sim, a logística é uma tendência de mercado. Mas, o que isso quer dizer, na prática? Quer dizer que é um setor que se encontra em pleno desenvolvimento e com chances reais de continuar evoluindo com o passar do tempo. Ou seja, a logística tem um futuro promissor para profissionais e para empresas.

Mas, quais os motivos desse crescimento? Vários pontos se destacam quando falamos no avanço da logística em todo o país. Os principais são:

Crescimento do e-commerce

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a relação de compra e venda que acontece online, pelo computador. Você já deve ter percebido que as compras pela internet cresceram bastante nos últimos tempos. As pessoas estão perdendo o medo de comprar online e muitos negócios que antes só tinham pontos fixos de vendas, resolveram vender por meio de lojas virtuais.

Com isso, o volume de produtos para entrega cresceu de maneira exponencial, bem como a expectativa do cliente em receber o seu produto na hora e no dia certo, tudo dentro do que foi estabelecido na hora da compra. E quem cumpre esse papel é a logística.

E o esperado é que o número de vendas online cresça cada vez mais, já que mais e mais pessoas estão se adaptando e se acostumando a essa nova e segura forma de consumir.

Crescimento e evolução da economia

Apesar da instabilidade comum da economia em diversos setores, muitas empresas estão experimentando e ansiando por um mercado mais confiável. Afinal, é de se esperar que após os impactos negativos, as coisas boas comecem a surgir.

Assim, todos os negócios estão confiantes de que a economia do país esteja se reerguendo, favorecendo e estimulando o desempenho das empresas.

E, claro, a logística não fica de fora desse processo, uma vez que participa diretamente da atuação desses negócios, auxiliando na produtividade, na definição de metas, na aquisição de produtos, na comunicação com fornecedores, no baixo custo das tarefas executadas etc.

Valorização dessa área pelas empresas

As empresas se deram conta do potencial de um profissional de logística e a diferença que esse setor traz para o negócio. Como já dissemos, a logística não atua apenas realizando entregas ou manuseando máquinas, mas sim em um conjunto de ações.

O setor de logística pensa em prazos, na melhor utilização de produtos, em otimização de rotas e entregas, no bom relacionamento com parceiros de trabalho, na gestão de recursos, no manuseio e na estocagem de materiais, se tornando um fortíssimo ponto de apoio para o gestor.

Sem contar na atenção e no cuidado que a empresa tem com o cliente, que também passa pelo processo de entrega de um produto. Afinal, cliente satisfeito é sinônimo de crescimento e fortalecimento de qualquer negócio.

  1. Falta de profissional qualificado

Agora, mesmo percebendo e valorizando a atuação do setor de logística, as empresas esbarram em um ponto importante: a falta de profissional qualificado para formar a equipe de trabalho. Sim, porque as empresas são exigentes e querem o melhor para elas.

De início, o empregador até pode optar por um profissional com formação genérica, mas em breve deverá perceber que apenas um profissional capacitado e especializado, com boa formação poderá atender às necessidades da empresa.

Infelizmente, nem sempre o recrutador consegue encontrar esse profissional porque o mercado ainda é bastante carente nesse quesito. Muitos colaboradores resolvem se profissionalizar na área de logística apenas quando percebem que há vagas disponíveis dentro da empresa em que trabalham, com atrativas vantagens e benefícios, mas com exigências específicas que eles não possuem.

Em resumo, o mercado está carente de profissionais formados, com conhecimentos aprofundados e amplos sobre a área de atuação, antenados com as tendências do mercado, conscientes do seu papel e da sua importância na relação empresa e consumidor.

E tudo isso pode ser aprendido dentro de uma instituição que oferta cursos de qualidade na área. E, claro, depende muito do interesse do aluno em se tornar o profissional que o mercado precisa e procura exaustivamente.

  1. Custo-benefício de um curso de logística

Se um dos empecilhos que dificultam o seu acesso a uma formação na área de logística é o valor do curso, fique sabendo que o retorno desse valor volta para você em pouquíssimo tempo. 

Isso porque, como já dissemos, tudo está contribuindo para a valorização desse profissional no mercado e esse reconhecimento influencia diretamente no valor do salário que é pago a ele mensalmente.

Assim, o custo-benefício do curso de logística é grande e valioso. Logo que alcançar a sua vaga de trabalho, o valor do seu salário deverá cobrir todo o investimento realizado no curso, incluindo a mensalidade, o gasto com transporte, o uso da sua internet, a compra de material de estudo etc.

E tem mais uma coisa. O aprendizado que você consegue realizando um curso desse tipo, totalmente voltado para a atuação prática no mercado de trabalho, garante a você muito mais do que um emprego e um salário no final do mês, mas o conhecimento que vai servir para várias outras áreas da sua vida. Afinal de contas, estudo nunca é demais e sempre tem retorno garantido.

Por fim, não podemos esquecer que o curso de logística abre muitas portas, em diferentes ramos de atuação, o que também é muito vantajoso e nem sempre acontece com outras formações.

Muitas profissões possuem áreas limitadas de atuação e um mercado saturado que não consegue absorver a quantidade enorme de pessoas formadas. Não é assim com a logística. Pelo contrário, o mercado tem potencial para acolher todo mundo, desde que qualificado e disposto a aprender.

  1. Modalidade de curso online e presencial

O curso de logística é muito acessível em vários aspectos e um deles é a forma de ensino que encontramos nas faculdades e escolas profissionalizantes. O aluno pode optar pelo ensino tradicional ou o ensino online, usando apenas um computador com acesso à internet.

Modalidade presencial

A modalidade presencial é a mais comum e talvez a mais buscada, especialmente por aqueles alunos que têm mais tempo disponível. Também é a opção daqueles que sentem que rendem melhor com o contato diário com professores e colegas de classe, seja para tirar dúvidas ou trocar ideias.

Quem tem mais dificuldade em se concentrar nas aulas também acaba preferindo a obrigatoriedade de sair de casa e ir até à faculdade. Se você acha que rende melhor no curso presencial, há inúmeras opções para você.

Contudo, nem todas as pessoas gostam ou têm tempo disponível para o curso presencial e optam pela modalidade online, sobre a qual falaremos a seguir.

Modalidade online

Na modalidade online, o aluno tem aulas pelo computador e, na maioria das vezes, pode até escolher o melhor horário para estudar. Através dos fóruns e chats ele tira dúvidas com os professores e interage com os outros alunos.

O curso online de logística é muito vantajoso devido a outro aspecto: o valor das mensalidades. Como não usa as dependências da instituição de ensino, o curso a distância acaba sendo mais barato do que o tradicional, e se torna bem mais acessível para quem não tem condições de investir muito.

Além disso, muitos alunos dos cursos de graduação são pessoas que já trabalham o dia inteiro e que se sentem extremamente cansadas no final do dia e não têm condições de se dirigir até uma sala de aula para estudar. Assim, as aulas online são mais práticas, democratizam e facilitam o conhecimento.

E o melhor, sem comprometer a qualidade do ensino, o que é fundamental em qualquer curso de formação profissional.

Portanto, não tem desculpa. Se você prefere o ensino tradicional, dentro da sala de aula, existem várias opções para você. E se acredita que o ensino remoto é o mais indicado, não tem problema porque há também vários cursos nessa modalidade, bem mais acessíveis, cabendo no seu bolso e no seu orçamento.

  1. Retorno de investimento

O mercado de trabalho é extremamente vantajoso e cheio de oportunidades para o profissional de logística que deseja fazer bem o seu trabalho e conquistar o seu lugar. Desta forma, o retorno do valor investido acontece bem mais rápido do que ele espera, principalmente por causa das inúmeras opções de trabalho. Dentre elas, podemos citar:

Atuar dentro do setor de logística de uma empresa

O tipo de trabalho mais comum do profissional de logística é o contrato CLT com empresas que precisam equipar um setor. As áreas de atuação são inúmeras: comércios varejistas e atacadistas, fábricas, construtoras, empresas de logística, transporte de carga e muitas outras.

Montar a sua própria empresa de logística

Novas empresas estão surgindo o tempo todo motivadas pela grande demanda de outros negócios que ainda não podem investir em um setor específico de logística. É um mercado que tende a crescer bastante.

Prestar serviço para uma empresa como profissional de logística

Uma alternativa ao contrato CLT é a prestação de serviço em que o profissional não mantém vínculo empregatício com a empresa, cobrando pela sua hora de trabalho dedicada ao negócio do contratante. Também é uma excelente forma de aumentar os rendimentos e fazer uma renda extra.

Ministrar cursos e capacitações dentro da sua empresa

Muitas empresas escolhem profissionais mais antigos e experientes para ministrar cursos de capacitação para os novos contratados. Ensinar o que sabe, além de ser uma informação valiosa no seu currículo, ainda gera um valor a mais no seu contracheque.

Ministrar aulas avulsas

Diversas instituições de ensino contratam professores de forma temporária, de acordo com a carga horária da aula ministrada. É uma excelente fonte de renda extra para profissionais experientes e que simpatizam com a sala de aula e transferência de conhecimento.

E essas são apenas algumas das muitas áreas de atuação do profissional de logística. O mercado, como falamos, está crescendo e se expandindo de forma bastante promissora, valorizando o profissional multipotencial e comprometido com as novidades que chegam em grande quantidade.

Assim, não faltam oportunidades de trabalho para o profissional de logística, garantindo a ele a chance de recuperar tudo que foi investido na sua formação lá atrás, quando ele decidiu optar por uma graduação ou um curso técnico.

Essas foram apenas 5 das incontáveis razões pelas quais você deve fazer um curso de logística. Basta observar o funcionamento atual do mercado e da economia e perceber o quanto a área de logística está crescendo e de uma maneira muito rápida. As empresas estão precisando de profissionais para ocupar suas vagas e oferecem uma excelente remuneração por isso.

O grande número de instituições de ensino ofertando o curso de logística se dá por essa razão: uma demanda frequente do mercado por profissionais qualificados e que só um bom curso pode criar. Como forma de atender a todos os públicos, foram criados cursos na modalidade online e presencial para flexibilizar o acesso ao ensino, sob o aspecto financeiro e prático. Portanto, não há motivos para não fazer parte desse crescimento, pelo contrário, só há estímulos e muitas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *